Como Enfrentar uma Platéia Hostil?

hostil

Os líderes precisam saber que em uma apresentação, reunião ou discurso dele, nem todos vão estar receptivos, e pior, podemos inclusive ter pessoas provocativas e hostis, que estão ali com um único objetivo, desestabilizar quem está falando e criar um ambiente tenso.

Desta forma, é de fundamental importância e faz parte do currículo do líder, saber lidar com esse tipo de situação.

É importante que o líder se mantenha calmo, procure agir com cautela, sem demonstrar reações emocionais, sua participação deve ser breve, sendo assim, é viável fazer observações diretas e pontuais.

É necessário abordar a proposta e não as pessoas, é preciso se concentrar nos fatos e não se incomodar com as pessoas que estão fazendo perguntas capciosas, quem pergunta pode até ser hostil, mas você líder precisa ser respeitoso. A platéia valoriza o emissor quando percebe que este os respeita, compreende, demonstra sinceridade, sem perder o controle da situação, mesmo sendo provocado.

Mantenha a todo momento o profissionalismo e a paciência, preste atenção nas perguntas e no que as pessoas tem a dizer, mesmo que você discorde, é necessário manter a compostura e estar preparado para isso. Evite a soberba, procurar se mostrar superior aos demais, gera mais hostilidade, por isso, mantenha uma postura serena e firme para transmitir credibilidade ao grupo.

Nunca esqueça que sempre haverá alguém tentando lhe testar , sendo assim, não dê esta oportunidade, argumente a favor de si e da empresa se for o caso, mas sem ficar na defensiva.

É fundamental agir como uma pessoa experiente, é preciso passar a imagem de estar relaxado, a vontade e no controle de suas emoções, sorrir é algo também indicado, mas nada de gargalhadas e sorriso falso.

Se expor não é nada fácil, principalmente para um líder, pois ele será observado, provocado, hostilizado, sabatinado e testado, mas se estiver preparado, sairá valorizado, respeitado e quem sabe, ovacionado.

Você sabe enfrentar uma platéia hostil? Está preparado para isso? Você sabe se seu líder está preparado para enfrentar este público? Você está preparado?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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