Como está o Atendimento em Supermercados e Hipermercados?
Os supermercados e hipermercados são grandes empresas do setor varejista, sendo assim, representam o último elo da cadeia entre um produto e seu consumidor final. Eles vendem na sua grande parte, alimentos perecíveis que ficam dispostos em formato para autoatendimento e dispõem de caixas para pagamento na saída, tratando-se, portanto, de um autoserviço.
Por receberem um número muito elevado de clientes, estas empresas têm se preocupado em melhorar o nível de serviço ao consumidor para fidelizá-lo e aumentar o volume de vendas. Mas infelizmente não é isso que temos visto em boa parte dos supermercados e hipermercados.
Mas para estas empresas, o que é um bom atendimento? Quais aspectos os clientes valorizam? Onde estas empresas estão falhando neste quesito bom atendimento?
O bom atendimento neste tipo de segmento começa pelo estacionamento, que precisa ser um local seguro e de fácil acesso a loja. Outro fator de bom atendimento são os carrinhos e cestas que precisam estar limpos e em excelente estado de conservação, afinal, ali serão colocados os alimentos.
Depois de passar por estes dois fatores, o bom atendimento passa ainda pela limpeza do estabelecimento, das gondolas e das prateleiras, os produtos precisam estar bem embalados e bem arrumados em seus devidos lugares.
Outros fatores de bom atendimento passam também pela devida sinalização do estabelecimento, por colaboradores devidamente uniformizados, com crachás, motivados e com conhecimento do trabalho e do conceito de bom atendimento.
Mais fatores de bom atendimento são preços devidamente colocados nos produtos e ter empacotadores para facilitar a vida dos clientes no momento de passar no caixa, com isso, diminui o tempo de espera nas filas, pois o processo nos caixas ficam mais ágeis.
As maiores reclamações dos clientes são: filas no caixa; supermercados e hipermercados lotados; falta de empacotador; falta de preços nos produtos; falta de segurança no estacionamento e falta de manutenção nos carrinhos.
A má distribuição dos horários dos caixas também influencia negativamente no aumento das filas, pois para piorar ainda mais, estes caixas também fazem recargas de celulares, aceitam pagamentos de contas e etc..
Infelizmente recebo várias reclamações de pessoas que passam por estes problemas nestes estabelecimentos, eu mesmo já passei por vários, inclusive uma certa vez, estava na fila às 23:10 h. e o hipermercado fechava às 00:00 h., simplesmente alguns caixas viraram e falaram que não iam mais atender, havia um número significativo de pessoas nas filas, e só ficaram 3 caixas atendendo em plena sexta-feira, não existia ninguém para resolver a situação.
Como sempre falamos aqui, faltam na maioria destas empresas profissionais de atendimento, pessoas que saibam valorizar o cliente e o bom atendimento, caso contrário, vamos continuar reclamando e não sendo bem atendido.
Você já passou por problemas de mau atendimento em supermercados e/ou hipermercados? Você concorda com estas reclamações? Você é ou já foi um profissional de supermercados ou hipermercados?
Um grande abraço a todos!
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