Como a sua Empresa trata os Porquês?

por-que

Sabemos que tudo na vida, ou pelo menos praticamente tudo, tem um porquê, e no mundo dos negócios isso não é nada diferente, ou seja, tudo que acontece na sua empresa e com a sua empresa tem também um porquê.

Mas passando para o lado empresarial, a pergunta acima é bem atual, e as respostas explicam muitas coisas.

Vejo muitas empresas através dos seus colaboradores, entre eles, líderes, liderados, executivos e etc., lutando diariamente para trazer novos clientes, manter os antigos e fazer o negócio crescer cada vez mais, mas a cada dia a “luta” fica mais acirrada, pois a concorrência só aumenta e a exigência dos clientes também, sem falar na crise que assola o nosso país.

O que precisa ser feito é um estudo profundo dos porquês, com isso, irão surgir as respostas e um plano de ação. Não adianta as empresas correrem atrás de novos clientes se elas não sabem porque estão perdendo os antigos, e porque os novos preferem outra empresa.

Por que muitos clientes reclamam da sua empresa? Por que seus colaboradores estão ou ficam insatisfeitos? Quantas empresas sabem essas respostas? Se sabem, o que fazem? Será que estão aplicando a solução correta?

Por que sua empresa seleciona e contrata mal? Você já parou para pensar que o porquê dos resultados estarem ruins pode ser foco errado ou falta dele? Você já perguntou aos clientes do porquê que eles deixam de comprar seus serviços e/ou produtos?

Enfim, são diversos porquês que ainda ficam sem respostas, ou pior, são resolvidos através de achismo, e quando isso acontece, você pode causar um problema maior, ou seja, afastar ainda mais o cliente da sua empresa.

Sendo assim, procure preparar sua equipe para que sua empresa torne-se uma especialista não somente em encontrar os porquês, mas também encontrar as respostas e as soluções certas, com isso, sua empresa será muito mais assertiva e terá mais facilidade de agradar os clientes e os colaboradores, e melhor, fidelizá-los.

Lembrem-se, empresas que não sabem o porquê das coisas, não tem resposta certa, com isso, em breve não terá também bons clientes e muito menos bons colaboradores.

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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