Clientes! Todos na Empresa Conhecem suas Necessidades?

Todas as empresas são dividas por departamentos, sendo assim, cada qual, com o seu grau de conhecimento e experiência é contratado para trabalhar no departamento “x ou y”, com o passar do tempo, havendo vaga e se a pessoa se destacar, ela sobe de cargo ou até mesmo pode mudar de departamento.

Porém, vejo em muitas empresas, certa resistência e muita auto-defesa de cada departamento, isso quando não temos verdadeiras rixas entre eles, criando com isso, um clima pesado, hostil e altamente prejudicial para todos, principalmente para a maior vítima, o cliente.

Muitas pessoas acham que o seu departamento é o melhor da empresa, que só ele carrega a empresa nas costas, já outros, resistem a entender a necessidade de outros departamentos, insinuando que são “folgados”, quando na verdade, todos os departamentos são importantes para a empresa, caso contrário não existiriam.

As empresas através dos seus profissionais de todas as áreas, precisam entender de uma vez por todas, que todos estão ali para trabalhar para o cliente, atender as necessidades, anseios, apresentar respostas e soluções para ele, pois que garante sucesso, salário e crescimento, é ele, sendo assim, ficar dizendo que um departamento é mais importante que o outro, nada tem a ver e nada de positivo acarreta.

Acredito que todos os profissionais de uma empresa, independentemente de departamentos e cargos, deveriam passar  algumas horas por mês dentro da Central de Atendimento da empresa atendendo clientes e sentindo na pele quais são as suas necessidades e os problemas que enfrentam, desta forma, acredito que todos vão começar a entender que ninguém é melhor e pior, mas que todos tem grande importância na cadeia de valores que leva ao cliente a tão esperada satisfação, de forma rápida, precisa e objetiva.

É muito importante, principalmente nos dias de hoje, onde o relacionamento define se o cliente continua na sua empresa, se tornando um grande fã, ou vai para o concorrente, que todos dentro da empresa conheçam e entendam de clientes, pois desta forma, vão poder, dentro dos seus departamentos, entregar respostas e soluções com melhor qualidade, assertividade, e no menor espaço de tempo.

Quando você atende clientes e se abre para este tipo de serviço, todos se sentem bem e existe uma melhora significativa para todos os lados, e quem sai ganhando são as empresas, os clientes e os próprios colaboradores, que vão entender melhor as questões e ter uma grande melhora de ambiente interno.

Lembrem-se, compartilhar e obter conhecimento nunca é demais, pelo contrário, é fundamental para você crescer com profissional e ser humano.

Sua empresa costuma colocar por alguns momentos colaboradores de outros departamentos para atender clientes na Central de Atendimento? Você acha que isso é uma boa alternativa para melhorias?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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