Chegou o Natal!!! Será que a sua Equipe está Preparada?
Muito se reclamou durante o ano de 2016 sobre a crise econômica que afetou o nosso país. Chegou dezembro, a época mais esperada pelo varejo para alavancar as vendas e trazer um resultado melhor para todos. Como sabemos que ainda vivemos um momento delicado da crise, todos esperam melhorar os números do ano, mas não se tem a esperança de conseguir um grande resultado.
Para alcançarmos melhores resultados, muitos fatores interferem, entre os principais estão: ter os melhores produtos e/ou serviços, planos de pagamentos atrativos, um bom ambiente, boas instalações, organização, planejamento, e um atendimento diferenciado, daqueles que encantam.
Por incrível que pareça, é nesse último quesito que as coisas não melhoraram, o que para todos foi um espanto, pois passamos um ano praticamente inteiro com ausência de clientes e quando eles resolvem aparecer, o atendimento é precário e deixa muito a desejar.
Visitei três shoppings aqui de São Paulo durante o mês de dezembro em períodos diferentes, sendo a última visita dia 22/12/16, esta visita foi como cliente e como um simples observador, e pasmem, o resultado foi surpreendentemente negativo.
Foram visitas a diversas lojas, e pude verificar que apenas 30% estavam de fato preparados e atendendo muito bem, superando expectativas. O restante foi decepcionante. Encontramos colaboradores de cara feia, emburrados, mexendo no celular e quando o cliente entrava no estabelecimento era nítido o descontentamento do colaborador.
Em um estabelecimento, um colaborador chegou a bufar quando a cliente e sua filha viraram as costas depois de lhe pedir um produto. Não enxerguei na maioria dos colaboradores aquele prazer de atender, aquela vontade de encantar o cliente, de lhe mostrar os melhores produtos, sorriso sincero estampado no rosto então, nem pensar.
Será que os colaboradores não foram de fato bem preparados? Será que eles não sabem que quanto mais clientes comprar e bem atendidos for, é melhor para todos, inclusive para eles? Será que o alto escalão da empresa participa desses momentos para identificar esses problemas? Será que os líderes são de fatos líderes? Será que os processos seletivos e os treinamentos são feitos com qualidade?
Em pleno momento de crise, onde os clientes resolveram voltar ao mercado e fazer suas compras de Natal, a maioria dos estabelecimentos não estavam receptivos aos clientes, os colaboradores não estavam com “apetite” de atendimento diferenciado e de realizar boas vendas.
Muita coisa precisa ser revista de forma urgente para criarmos um atendimento diferenciado e as empresas conseguirem conquistar fãs e não simples clientes, caso contrário, muitas empresas vão viver em uma eterna crise.
Um Grande Abraço a Todos!
Feliz Natal!!!
Comentários