Celular x Trabalho

celular

Este “duelo” é antigo, e fica cada dia mais tenso e preocupante, pois o número de pessoas com acesso aos smartphones e redes sociais cresce diariamente, principalmente depois da “descoberta” do famoso aplicativo whatsApp.

Além do whatsApp, os smartphones possuem também ferramentas para envio de e-mail, leitura de notícias e oportunidade de conversas em outros tipos de redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram. Porém, o uso constante e descontrolado do aparelho pode afetar a produtividade do colaborador no local de trabalho e também causar a sua demissão por justa causa.

Visando tentar amenizar o mau uso do celular no ambiente de trabalho, várias empresas têm editado normas internas sobre o uso do aparelho, mas mesmo assim, em grande parte destas empresas estas medidas não surtem efeito.

Recentemente, um comerciante da cidade de Uberlândia (MG) criou polêmica ao anunciar uma vaga de vendedor em sua loja, onde a pessoa não deveria possuir o aplicativo whatsApp, segundo o proprietário, ele já teve que dispensar outras vendedoras por elas ficarem o dia todo no whatsApp e perder vendas.

O grande problema é que o uso constante do celular, sem o devido controle, faz com que a pessoa não fique focada no seu trabalho, causando sérios problemas com os clientes e com os parceiros de trabalho, afetando diretamente o resultado da empresa. Imaginem um profissional de atendimento de um Call Center atendendo um cliente e mexendo no celular ao mesmo tempo, esta combinação tem tudo para dar errado, é o chamado problema anunciado.

Chegar ao extremo está errado, mesmo porque, a lei não permite que as empresas controlem o que os funcionários tenham ou não em seus celulares, e muito menos se podem ou não baixar o aplicativo A ou B, mas ela pode restringir a utilização do aparelho no momento do trabalho. Para isso, existem as regras sobre o uso do equipamento em horário de expediente. Mas como sou uma pessoa a favor da liberdade e do bom senso, mas sem bagunça e desrespeito, a melhor alternativa são todos os envolvidos chegarem a conclusão através do chamado bom senso, onde saibam que usar celular no trabalho não é correto, imaginem por exemplo se os jogadores de futebol entrassem em campo com os seus celulares, não dá certo.

Você concorda que o celular tem atrapalhado a qualidade do serviço dentro das empresas? Na sua empresa, é permitido usar o celular no horário de trabalho? As pessoas da sua empresa tem bom senso na utilização do celular? Você concorda que as empresas devem restringir o uso do aparelho celular?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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