Campeã Dentro e Fora de Campo
Acabou a Copa do Mundo no Brasil, dentro de campo um sucesso, grandes jogos, seleções jogando para frente, se dedicando a vitória e proporcionando espetáculos inesquecíveis.
Fora de campo, também um sucesso, uma confraternização maravilhosa entre os povos, onde os jogadores também viveram este clima próximos da torcida, os turistas foram muito bem recebidos, enfim, todos fizeram sua parte.
E com tudo isso não poderíamos ter um final diferente, onde a Alemanha, dona não só do melhor futebol, mas do melhor planejamento, da maior simpatia, da melhor educação, sério quando tinham que ser, brincavam na hora que podiam brincar, além de treinarem com afinco e de forma dedicada.
Os alemães chegaram em nosso país meses antes do início da Copa do Mundo, de forma tranquila e sem fazer alardes, compraram um terreno, nele construíram um hotel, um centro de saúde, um campo de futebol, doaram uma ambulância, criaram um programa de escola em tempo integral em Cabrália, fizeram uma estrada para interligar o centro de treinamento, contrataram pessoas da cidade, não trazendo ninguém da Alemanha, geraram com isso 250 empregos diretos no local de treinamento.
Depois então chegou a seleção alemã, que quando não estavam treinando, estavam socializando com as pessoas na cidade e na praia, participaram de festas com a população, isso mesmo, ao lado do nosso povo, interagiram com os índios, atenderam suas demandas e fizeram uma bela doação.
Quando todo mundo achou que não vinha mais nada pela frente, eles nos venceram dentro de campo por um placar humilhante de 7×1, mas nunca desrespeitaram os brasileiros, demonstrando até um certo constrangimento pelo ocorrido, mostraram que seus ídolos são os nossos jogadores do passado, pediram desculpas após a goleada, tiveram classe para ganhar, postaram nas redes sociais mensagens de incentivo ao povo brasileiro e agradecendo a hospitalidade, e no final, ainda deixaram tudo que construíram para a população da cidade. Querem exemplo maior que isso? Fizeram aqui em pouquíssimo tempo o que muitos brasileiros não fazem, não fizeram e não vão fazer a vida inteira. Como não admirar estes jogadores e o povo alemão?
Isso não aconteceu por acaso, atualmente a Alemanha é um dos mais importantes países do mundo, em decorrência do elevado PIB e do desenvolvimento econômico, tecnológico, militar, qualidade de vida entre outros. O país é caracterizado pela elevada condição de vida de sua população e prosperidade econômica. O índice de alfabetização é de 99,9%
No setor econômico, a Alemanha é a principal economia dentro do continente europeu e a terceira em nível global, é ainda um grande exportador, além de possuir a sede de empresas que atuam em diferentes lugares do mundo (transnacionais). Frankfurt é uma cidade global que abriga importantes centros financeiros, como bolsa de valores, bancos, instituições supranacionais, centros de pesquisas entre outros. Isso tudo ocorre em um país que passou por duas grandes guerras mundiais.
Ouvindo os comentários, vejo as pessoas cobrando mudanças dentro do futebol, se coloca ou não um técnico estrangeiro no cargo. Vejo um trabalho muito mais amplo do que simplesmente colocar um técnico estrangeiro ou não.
A Alemanha nos mostrou que precisamos de uma mudança estrutural em todo o país e em todos os setores, apoio maciço na educação, saúde, segurança, esporte, empresas, mudanças políticas, pois se no futebol paramos no tempo depois de conquistas importantes, em outros setores estamos parados a muito tempo sem conquista alguma.
Precisamos de governos que respeitam o povo, de povo que respeitem a ele mesmo e as leis, pessoas que ajudem uma as outras, que antes de cometer um ato de violência pense de que forma podemos ser melhores hoje do que fomos ontem, parar de querer dar jeitinho brasileiro para tudo, querer bancar o esperto para dar golpe nas outras pessoas achando que vai se dar bem, não existe milagre para este tipo de situação, o que existe é um trabalho árduo, dedicação, comprometimento e cada um fazer muito bem a sua parte.
O consumidor na Alemanha é respeitado, os funcionários são respeitados pelas empresas, mas respeitam também a empresa, se dedicam, são comprometidos com os resultados, com a entrega.
Quantas empresas no Brasil agem com o planejamento demonstrado pela seleção da Alemanha? Quantas empresas possuem equipes do mesmo nível da seleção alemã? Quantos brasileiros, de qualquer segmento, principalmente os políticos, agem com o povo brasileiro como agiram o governo e os jogadores alemães?
Não estamos aqui para dizer que a Alemanha é tudo e não somos nada, estamos aqui apenas apontando que podemos ser uma Alemanha no futuro, não só no futebol, mas em todos os segmentos, basta aprendermos com eles, mudarmos um pouco nossa cultura, investir no que de fato temos que investir e colocar as pessoas certas nos lugares certos.
Lembro que a Alemanha é campeão não só dentro do campo, ela é campeã principalmente fora de campo, este foi o principal legado deixado nesta copa para nós, como ser campeão em todos os segmentos e deixar de fato o povo feliz de forma contínua, não só naquele momento após a conquista dentro de um campo de futebol. Muitos falaram antes da Copa sobre padrão FIFA, o que precisamos de fato é um padrão Alemanha.
Um grande abraço a todos!
Comentários