Call Centers! O Aposentado é uma Boa Alternativa?
Os call centers no Brasil sempre tiveram e continuam tendo, uma enorme demanda por profissionais, é sem dúvida, um dos setores que mais gera empregos no nosso país.
A maioria destes profissionais são jovens, com idade entre 18 e 22 anos e enxergam no Call Center uma forma rápida e segura para conseguir o seu primeiro emprego. Por isso, não existem grandes dificuldades para preencher vagas neste segmento. Porém, a rotatividade de profissionais, ou turnover, é alta, podendo chegar a níveis em torno de 8%.
Esta rotatividade ocorre porque muitos jovens ingressam neste segmento para custear os estudos, e quando encontram uma oportunidade na área em que estão estudando ou algo parecido trocam de trabalho. Outro motivo é a grande quantidade de vagas, isso faz com que os profissionais troquem uma empresa por outra em busca de melhores salários que as vezes não é tão maior assim, e pela melhor condição de trabalho e ambiente.
A pressão do dia a dia de trabalho, também faz com que muitas pessoas deixem o emprego assim que encontram uma oportunidade em outra área.
Com este cenário de dificuldade para manter as pessoas no cargo e criar um programa de cargos e salários de acordo com as expectativas dos profissionais de call center, as empresas tem encontrado uma boa oportunidade de mudança de cenário nos profissionais mais experientes.
Estamos falando de profissionais com idade acima de 40 anos e até os aposentados. Os mais velhos e principalmente os aposentados, têm sido valorizados no setor por serem mais responsáveis no dia a dia e por colaborar com os jovens no quesito experiência, além de mais dedicados, comprometidos e que não faltam e nem se atrasam.
O fato de contratar pessoas aposentadas não é uma vantagem só para as empresas, mas também para eles, pois para muitos, o salário de aposentado na dá para se sustentar, além disso, a maioria dos aposentados quer fazer algo, continuar produzindo e colaborando com o país através da sua experiência e aprendizado.
Outro fato que ajuda o aposentado, é que boa parte das vagas nos call centers não requer experiência anterior, sendo assim, existe ainda outra motivação extra para os aposentados, aprender uma nova tarefa.
Como o setor de call center tem uma tendência de continuar aquecido por um longo tempo, a demanda por profissionais também continuará em alta, por isso, há vagas para todos, jovens e os mais experientes, cabe aos líderes juntar estas gerações e montar a chamada “equipe quase perfeita”.
Sabemos que independente da idade, o mais importante para se manter em um emprego é a competência e o comprometimento, por outro lado, as empresas também têm buscado alternativas para melhorar o dia a dia dos trabalhadores e retê-los, e com isso, diminuir dois indicadores importantíssimos, absenteísmo e turnover, e desta forma, todos podem sair ganhando.
Você acredita que mesclar as equipes com os aposentados é uma ótima alternativa? Sua empresa tem aposentados no cargo? Você como aposentado, aprova esta alternativa? Você como futuro aposentado, aprova esta alternativa?
Um grande abraço a todos!
Comentários