Busca de um novo emprego, a difícil realidade

Emprego

Nunca foi tão difícil conseguir um novo emprego como nos dias de hoje, por isso, você deve aprender a enfrentar a decepção e a frustração de ser recusado uma ou mais vezes, ou situações ainda piores, como não receber nenhum retorno após enviar os currículos.

Quando procuramos por um emprego, a busca pode durar muito mais do que esperamos. Aqui vale ressaltar duas situações nesta busca pelo emprego, os profissionais que estão empregados e procuram um emprego melhor, e os profissionais que estão desempregados e necessitam se recolocar urgente, para estes a situação é muito mais complicada, por isso, nessas horas é muito importante saber administrar as emoções para que você não fique desanimado e irritado com o processo.

Claro que pedir calma para um profissional que está trabalhando e busca algo melhor é fácil, mas para o profissional que está desempregado, pedir esta calma é muito mais difícil, pois o tempo parece passar mais rápido que o normal, as contas chegam, os chamados amigos desaparecem, com isso tudo, estes profissionais só conseguem enxergar seu dinheiro diminuir ou até mesmo acabar e o tempo sendo seu inimigo, passando cada vez mais rápido e o distanciando cada vez mais do mercado de trabalho.

Para quem vive o triste dilema do desemprego e possui uma idade avançada, acima dos 40 anos, por exemplo, infelizmente esta situação se torna ainda mais complicada, pois as vagas aparecem, mas os retornos quase nunca ocorrem. Aliás, este talvez, seja o maior problema de quem procura emprego, o retorno. Conversei durante o mês de julho com 102 pessoas que estavam desempregadas e 90% delas me responderam que mandaram diversos currículos, seja para as empresas de recrutamento, para os sites de emprego, como Catho, Vagas.com, Infojobs entre outras e não receberam nenhum tipo de retorno, isso para quem está desempregado é um fator  de desânimo e desespero enorme, pois estes profissionais não sabem se os currículos de fato chegaram ao destino e à pessoa certa, se eles estão fora do perfil, se estão velhos, se estão novos, se estão sendo considerados desatualizados, se falta experiência, se sobra experiência, entre outras situações.

Se você é um profissional que infelizmente está vivendo este triste momento, veja algumas dicas para tentar minimizar esta delicada realidade. A primeira atitude é ser seu próprio gerente, pois a procura por um emprego já é um trabalho, onde você vai se “vender”, por isso você deve monitorar as vagas direcionadas ao seu perfil e administrar seu tempo de maneira que seja produtivo e gere efeitos positivos na busca pela vaga. Estabeleça também metas semanais para fazer contatos, aplicar-se para vagas e cursos e pesquisar oportunidades.

A segunda atitude é ser proativo, não fique só em casa, saia. Não envie somente currículos por e-mail ou por sites de recursos humanos ou empresas de recolocação. Faça cursos, se possuir uma boa experiência, preste algum serviço de consultoria ou também algum tipo de trabalho voluntário. Enfim, procure oportunidades que podem ajudá-lo profissionalmente, que alonguem sua lista de contatos e enriqueçam seu currículo. É muito importante para os futuros contratantes saberem que você é uma pessoa que toma iniciativa e não espera que os outros façam algo por sua carreira.

Outra atitude importante é arriscar-se em mais de uma oportunidade, não querer achar a vaga dos sonhos e se candidatar somente a ela e ficar esperando, mesmo porque não existe vaga dos sonhos, o profissional com o seu trabalho, perfil e dinamismo é quem transforma qualquer vaga em vaga dos sonhos ou do pesadelo. Outro detalhe importe é arriscar-se talvez em outro segmento que você tenha vivência e conhecimento, mudar de função e aprender novas coisas, também pode ser uma boa alternativa.

Manter uma rotina, também é fundamental, gerenciar seu tempo como se estivesse trabalhando. É importante também manter um roteiro diário na busca por novas vagas, acompanhar processos seletivos e voluntariado, ler artigos, acessar sites e blogs que tenham a ver com seu negócio e sua atividade.

Outra atitude fundamental é ter acesso as redes sociais, Facebook e principalmente o Linkedin, são ferramentas importantíssimas para o profissional procurar novas oportunidades, se manter atualizado e conhecer novas pessoas que podem ser fundamentais neste processo de mudança.

Fica aqui também um alerta aos profissionais de recursos humanos para darem um retorno a estes profissionais, afinal se você anunciou uma vaga, é porque sua empresa tem uma necessidade, e se as pessoas se interessaram em se candidatar é porque acreditam na empresa, na vaga e no retorno de quem a anunciou, seria o mínimo de respeito, você pode até achar que não, mas estes candidatos, de certa forma, são clientes das empresas que abriram a vaga e merecem um retorno.

Um grande abraço a todos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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