Avaliação de Desempenho! As Empresas Sabem Fazer?

avaliacao-de-desempenho

Quando falamos em avaliação de desempenho, logo vem na cabeça das pessoas, principalmente de quem será avaliado, algo ruim, onde serve somente para apontar defeitos e quem sabe, um momento para justificar a demissão.

Nos últimos anos e hoje principalmente, já deu para percebermos a importância que a avaliação de desempenho tem para os colaboradores e o quanto ela também é valiosa para as empresas. Porém, infelizmente a maioria das empresas não consegue levar aos seus colaboradores desta forma, criando em algumas situações momentos de agonia.

A avaliação de desempenho é um recurso de vital importância e significância, pois este é o momento em que o colaborador terá a oportunidade de receber um feedback sobre seu desempenho de uma forma mais detalhada, possibilitando melhorias e grandes progressos, desta forma, todos vão sair ganhando, inclusive a empresa que conseguirá além de tudo, superar metas e atingir melhores resultados organizacionais e comerciais.

A avaliação de desempenho é uma avaliação detalhada do desempenho dos colaboradores em função das suas atividades em um determinado período, observando metas e resultados alcançados, resumindo, é uma avaliação realizada mediante a qualidade de entrega dos colaboradores dentro da empresa.

Isso é algo fantástico e que traz melhoras surpreendentes, mas para isso fluir corretamente e atingir os resultados esperados, os colaboradores precisam ser de fato avaliados e receber feedbacks reais, que expressem a realidade dos fatos, mas com ética e respeito, sempre visando melhorias e não criticar somente.

Claro que só a avaliação de desempenho não resolve tudo, os feedbacks precisam ser contínuos, tanto para elogios como para correções, a avaliação de desempenho vem para ajustar e coroar um trabalho no decorrer de um período.

Infelizmente existem líderes e/ou empresas que só falam com os colaboradores no momento da avaliação de desempenho, que normalmente é anual, com isso, aparecem somente críticas, deixando os colaboradores desmotivados com o processo em si, com a empresa e seu líder.

Tenho notado em alguns estabelecimentos que tenho entrado, boa parte das pessoas de cabeça baixa, sem motivação, sem expectativas e chegando em alguns momento a destratar os clientes, isso acabou me trazendo uma curiosidade, sendo assim, comecei a perguntar para esses colaboradores sobre avaliação de desempenho, feedbacks e treinamentos. Acabei ouvindo de 93% das pessoas que conversei, que não existe uma avaliação de desempenho estruturada, que só predominam as broncas e obrigações, feedbacks, são na verdade “feedcraw”, ou seja, broncas, críticas e etc.. Já referente a treinamento, as pessoas riram desta pergunta, dizendo que existe um treinamento mais ou menos quando entram na empresa, depois não mais.

Depois de tudo que ouvi, só posso chegar a uma conclusão, ou seja, se a sua empresa e seus líderes não estão preparados, não sabem fazer uma avaliação de desempenho criteriosa e bem estruturada, e não tem liderança de fato, ficará muito difícil ter uma empresa de sucesso e diferenciada, daquelas que fidelizam os clientes e os próprios colaboradores, pois você perde entre outras coisas, a chance de ajustar o perfil do colaborador ao local de trabalho que ele mais se identifica, de aperfeiçoamento contínuo do colaborador, de saber se o colaborador tem as qualificações exigidas pelo cargo, de saber se o colaborador tem potencial para ser promovido, de diagnosticar necessidades de treinamentos/qualificações, de demonstrar evolução dos colaboradores, de criar um ambiente motivador e de satisfação no trabalho e etc.

Sua empresa tem um processo de avaliação de desempenho estruturado? Você já participou de avaliações de desempenho? Se sim, qual foi a sua reação? Você sabe fazer uma avaliação de desempenho? Você acha a avaliação de desempenho algo fundamental para a evolução das empresas e dos colaboradores?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *