Atendimento! Nem no Natal Melhora
Todo Natal é a mesma coisa, as pessoas compram os presentes e depois boa parte retorna para fazer trocas e quem sabe comprar algo mais.
Mas mesmo com esta rotina já conhecida, o atendimento continua pecando não só antes do Natal, mas principalmente depois, quando do momento da famosa troca.
Algumas empresas, muito poucas é verdade, fazem um treinamento de preparação e até uma reciclagem, mas a grande maioria nem sabe a importância das palavras, preparo e treinamento, desta forma, a cada Natal o atendimento piora.
Este ano, devido a forte crise que assola o nosso país, o Natal especificamente para o comércio foi o pior dos últimos dez anos, este fato já era sabido meses antes do Natal, sendo assim, sabíamos que não seria nada fácil vender e atingir as metas esperadas, desta forma, o preparo era fundamental para tentar diminuir este anunciado “fracasso” de vendas.
Porém, o que se viu em diversos estabelecimentos foram funcionários com a fisionomia amarrada, rosto de poucos amigos, e quando era de fato preciso atender, eram de poucas palavras, os clientes se sentiam mal, pois parecia que o fato de comprarem algo incomodava os vendedores.
Trabalhei em comércio (varejo) durante dezoito anos e sei bem como é o rítmo nesta época do ano, é preciso gostar daquilo que está fazendo, pois é um mês muito desgastante e que não permite mau humor, má vontade, falta de comprometimento e entrega. Hoje estou afastado do varejo, pois estou em outra área, mas sinto falta daquela rotina, que na minha ótica era prazerosa e realizadora.
Sabemos que grande parte das pessoas precisam muito trabalhar, mas como hoje o emprego está muito difícil, as pessoas acabam aceitando o que aparece, nada contra, afinal todos sabem onde “aperta o calo”, mas seja qual for a função escolhida, procure sempre fazer o melhor, entregar o melhor e proporcionar o melhor atendimento, pois o cliente que está ali, não tem culpa se você aceitou fazer algo que não gosta.
Se entregue ao que está fazendo, faça com prazer e não encare como a pior coisa do mundo. A forma com que você vai enfrentar o seu trabalho dirá se você terá bons resultados ou não. Isso vale para todos os cargos, não apenas para vendedores e/ou atendentes, mas também, gerentes, supervisores, coordenadores e etc. que tem dado exemplos ruins no quesito atendimento e gestão de pessoas. Não espere o próximo Natal para melhorar a sua empresa, a sua equipe e a forma de trabalhar, comece esta mudança já, pois até o Natal chegar novamente, temos onze meses pela frente que também precisam de bons resultados, além disso, ninguém quer perder o emprego, principalmente nos dias de hoje.
Você já passou por expeirências ruins de atedimento nesta época de Natal? Sua empresa faz reciclagens e prepara as equipes o ano todo, inclusive no Natal? Sua empresa cuida do atendimento diariamente ou somente quando se aproxima o Natal?
Um grande abraço a todos!
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