As Promoções na sua Empresa são Justas?

Um dos grandes problemas nas empresas e que acaba comprometendo o bom ambiente e causando um pouco da chamada desmotivação entre colaboradores, vem das promoções dentro das empresas.

Muitas pessoas questionam os métodos e a forma de análise das competências e qualidades para tornar uma promoção justa e correta, isso é sem dúvida, um assunto para horas e quem sabe dias de discussão, porém, não é nada de outro mundo. Sendo assim, vamos dar uma resumida.

Quando a empresa tem seus processos de promoções muito bem claros, definidos e transparentes, este princípio de dúvida e a chamada desmotivação com a empresa e seus líderes vai por água abaixo.

Muitos colaboradores acham que por tempo um tempo “x” de empresa, isso já o credencia para uma promoção, pensamento totalmente errado, tempo de empresa não garante a promoção de ninguém, pois se fosse assim, as pessoas não precisariam se qualificar cada vez mais para chegar aos cargos mais elevados.

Sempre costumo dizer que para acontecer uma promoção alguns fatores precisam ocorrer: primeiro é existir a vaga. O segundo, é o fator do perfil da vaga, muitas pessoas que se acham no direito de ocupar o cargo “x” ou “y”, as vezes não tem o perfil da vaga, que muitas vezes pode ser um problema comportamental, de relacionamento e não necessariamente técnico, por exemplo. O terceiro fator, é estar mais preparado que os outros concorrentes. Aí está um fator que não podemos deixar para trás, a preparação.

Muitas pessoas se acham totalmente preparadas e por isso acreditam que não precisam aprender mais nada, este é um grande erro, pois sempre a espaço para aprendermos mais coisas. O dia que você achar que não precisa mais aprender, tenha certeza, você ficou para trás e foi ultrapassado por diversas pessoas, sendo assim, esqueça, sua promoção não virá nunca mais, ou pelo menos vai demorar bastante.

As vezes vejo pessoas que por não ter serviço para fazer em um determinado momento do dia, ficam paradas ou fazendo coisas que nada acrescentam a ela, quando o correto era aproveitar aquele momento para aprender coisas novas e se aperfeiçoar naquilo que já faz bem.

Se a sua empresa tem um processo de promoção bem definido e transparente, não adianta reclamar e dizer que está desmotivado, pois o problema está em você. Mas, se a sua empresa tem processos de promoção falho, não muito claro e causa desconfiança para grande parte da empresa, acredito que tenha chegado a hora de você procurar novos caminhos.

Sua empresa tem um processo de promoção justo, onde o(a) melhor, ou um dos melhores é a pessoa promovida? Você acredita que as empresas têm sido mais justas nos momentos de promoção? Se você acredita que as empresas continuam errando nas promoções, quais seriam os motivos que levam você a pensar assim?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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