As Lágrimas Além do Verde e Amarelo

Choro

As pessoas podem chorar porque estão com raiva, com medo, decepcionadas, magoadas, feliz ou muitas outras formas de emoção. O choro pode ser um desabafo, um pedido, um modo de se expressar. Podemos chorar por estarmos sensibilizados diante de uma situação de sofrimento alheio, podemos chorar pelo próprio sofrimento, ou o nosso choro nada ter a ver com sofrimento.

Alguém pode chorar por ser sensível, por ser insensível, por ser frágil, por ser forte, por ser odiado, por ser amado, enfim, existem muitos e diferentes motivos para se chorar, e também para não chorar.

Na semana passada, após a vitória do Brasil contra o Chile em uma partida de futebol dramática pela Copa do Mundo, a grande maioria dos nossos jogadores chorou, inclusive nosso capitão, Thiago Silva.

Isso virou um assunto de muita discussão na imprensa, nas ruas, nas empresas e nas residências. Muitas críticas foram feitas aos jogadores brasileiros pelo motivo de chorar em campo, tanto antes, como durante e depois.

Infelizmente vejo isso como críticas destrutivas, pois todos tem o direito de chorar por algum motivo como vimos acima, ou até mesmo sem um motivo específico. O problema não é chorar e sim o motivo do choro, aí sim, pode ser aberta a discussão.

Quantas pessoas já também não choraram dentro das empresas após um atendimento, por felicidade, por excesso de carga emocional, por raiva, por cansaço e etc..

Quando isso ocorre dentro de uma empresa, precisamos trabalhar de duas formas para entender a situação, na prevenção e no pós-acontecimento. Várias profissões são desgastantes, mas a profissão de atendimento é uma das campeãs neste quesito.

Imaginem um profissional de atendimento por exemplo, que trabalha com seguro de automóveis, no SAMU, Resgate e etc., ela trabalha com acidentes, fala com pessoas em estado de choque que comunicam as vezes morte ou estado muito grave. Quantos destes profissionais choram e sentem esta situação.

O que houve com a seleção brasileira é o mesmo que acontece em nossas empresas, pressão por vitórias, metas, resultados, emoção por quase não conseguir um objetivo e no final conseguiu, e assim sucessivamente.

O que precisa ser muito avaliado é como eu disse acima, o motivo. Se for por medo, por exemplo, aí é uma situação mais grave, pois falta preparo para enfrentar esta situação. Desta forma vejo necessário trabalhar a auto confiança das pessoas, passar mais conhecimento e desenvolver treinamentos.

No caso especificamente de Thiago Silva, sem dúvida um grande jogador e líder, mas naquele momento, o problema não foram as lágrimas, mas a falta de liderança que ocorreu naquele momento devido a sua atitude, afinal ele era o líder daquele time e se afastou de todos, vivendo praticamente o seu momento único de forma isolada, deixando seus liderados em um momento difícil.

Muitas explicações foram dadas até por ele, mas na minha opinião, independentemente do ocorrido, um líder não pode se afastar de seus liderados, afinal ele é o porto seguro destes liderados. Como eu sempre ouvi dizer, “o líder é o último a abandonar o barco”.

Analisando tudo isso, chego a conclusão que faltou um preparo melhor aos atletas, fato este que ocorreu no jogo seguinte, onde vimos uma mudança de postura, aumentando a auto confiança e o poder de reação. Mesmo porque foi colocado a eles uma obrigação de vencer a Copa do Mundo, principalmente por ser dentro de casa, ou seja, não foi dada uma segunda opção ou chance. Em várias entrevistas o líder maior, técnico da seleção Luis Felipe Scolari, disse que seríamos campeões. Ele está certo? Sim está, afinal uma seleção de tradição como o Brasil não pode deixar de ganhar uma Copa do Mundo realizada em sua casa, mesmo porque já perdemos uma. Porém, faltou jeito e tato na hora de colocar esta pressão nos jogadores, e esta falta de jeito causou um certo “trauma” quando se viram com uma chance real de eliminação de forma precoce.

Por isso, não vamos criticar as lágrimas, e sim apurar os motivos para verificar a necessidade de se ter um trabalho sobre elas ou não. As lágrimas são bem vindas, mostram um sentimento muito forte, pode nos trazer vitórias quase impossíveis, mas pode também trazer derrotas inesperadas.

Você já chorou alguma vez? O fato de chorar, mais te atrapalhou ou te ajudou? O que você acha destas críticas? Você chora com facilidade? Você se emociona com frequência?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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1 Comment

  1. Sim, não choro com frequência, choro somente quando ah uma sobrecarga muito grande encima de mim, e já não consigo mas conter, o ato de deixar as lágrimas cairem é um grito de liberdade eu uma forma que eu encontro de eu me sentir mas leve

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