As Consequências das Demissões

demitido

Infelizmente, após uma fase de euforia, o país voltou a demitir em grande escala. A crise está escancarada e o momento não é nada bom para todos. Quando isso começa a acontecer, as consequências são enormes criando sérios problemas se tornando um efeito cascata.

Quando passamos por este momento, alguns fatores são primordiais antes de recorrer a demissões: é preciso haver seriedade e planejamento por parte do governo para não criar mecanismos onde onere ainda mais as empresa. As empresas por sua vez, precisam avaliar seus gastos excessivos e cortá-los, usar a criatividade para vender mais, otimizar o tempo, trabalho e produção, melhorar o atendimento, e se for o caso, em um último momento demitir, mas cuidado, pois este é um momento muito delicado e precisa ser muito bem planejado e conduzido, pois este processo pode causar, e com certeza causa, sérios prejuízos não apenas ao trabalhador que perde o emprego, mas também às empresas.

Ao demitir, as consequências afetam a todos, o colaborador demitido em momento de crise, fica perdido, preocupado e muitas vezes sem rumo, pois as contas começam a chegar, é preciso criar os filhos, a inflação sobe, as taxas aumentam, o novo emprego demora a surgir, o dinheiro vai acabando, até que chega o desespero, e quando isso ocorre, tudo pode acontecer, principalmente coisas ruins.

As empresas também sofrem com este tipo de demissão, pois o mercado passa a ter um número maior de desempregados, com isso, diminuem as vendas e cai a receita, pois as pessoas por estarem desempregadas e as que ainda têm emprego mas temem por um desligamento, deixam de comprar, com isso, acabam comprando apenas o essencial, deixando as empresas em sérios apuros.

Por essa razão, as demissões em momentos de crise devem ser vistas com responsabilidade, organização, planejamento, e só feita em última instancia, pois o estrago é muito grande para a economia no seu todo, podendo gerar uma crise maior ainda e com proporções sem precedentes e sem prazo para acabar.

Demissões em momentos de crise é um ciclo onde todos perdem muito, pois os colaboradores perdem o emprego e acabam deixando o mercado com pouco dinheiro, com isso, as empresas vendem menos ou nada, podendo acarretar falência ou fechamento parcial, o governo por sua vez, deixa de arrecadar impostos e perde boa parte das receitas, principalmente no Brasil, onde os impostos são um dos maiores do mundo.

Sua empresa está demitindo colaboradores? Você já foi demitido em momentos de crise? Se sim, como foi para você? Você colabora com ideias e ações para que não seja necessário demitir?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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