Afinal, qual é o seu negócio?

Negócios

De uns tempos para cá, temos visto várias empresas agregando novos serviços ao seu negócio, como por exemplo: bancos vendendo seguros, pacotes turísticos; casas lotéricas, recebendo contas, fazendo recargas de celulares, carregando bilhete único; hipermercados recebendo contas e fazendo recargas de celulares. Até que ponto isto é correto? É muito rentável? Até que ponto vale “sacrificar” o cliente do seu negócio?

Este assunto é muito discutido por consumidores, empresários, executivos e profissionais de atendimento. Até que ponto vale a pena agregar novos serviços ao seu negócio, correndo o risco de perder clientes e/ou ter queda no faturamento por não agradar seus clientes através do seu real negócio?

Já me deparei com várias pessoas reclamando deste problema, sendo que esta semana, eu senti na pele o que é este descaso. Fui a um grande hipermercado na segunda-feira, véspera de feriado prolongado em São Paulo comprar alguns itens, os caixas estavam cheios, e para variar um pouco, o número de caixas abertos era inferior a demanda, no primeiro caixa ao qual eu fui, tinham 4 pessoas na minha frente, sendo que a pessoa que estava sendo atendida estava pagando contas, fiquei ali 10 minutos e resolvi trocar de caixa, no segundo caixa tinham 5 pessoas na minha frente e o mesmo problema, esperei mais 10 minutos e mudei novamente, no terceiro caixa tinham 3 pessoas na minha frente, porém, a pessoa tinha um envelope enorme cheio de contas para pagar, esperei por quase 15 minutos, até que as pessoas começaram a reclamar, esta pessoa que estava pagando as contas, discutiu com uma senhora que reclamou do volume de contas que ocasionava uma demora enorme, depois desta discussão, a pessoa começa a dar risadas irônicas, enrolando para entregar as contas. Não tive dúvidas, larguei tudo lá e fui embora, uma pessoa que estava na minha frente e outra que estava atrás, fizeram a mesma coisa.

Olhando para este problema, vejo uma falta total de respeito ao consumidor que vai a um estabelecimento comprar algo ou usufruir de algum serviço que esta empresa é especialista, mas se vê obrigado a enfrentar filas absurdas por ter pessoas efetuando pagamento de contas e/ou recarregando celular. Já temos pavor de filas em banco, agora temos que encontrar também em hipermercados filas de banco para comprar alimento? Não sou contra agregar novos serviços, sou contra a forma de agregar estes novos serviços, sem o mínimo planejamento, com pessoas despreparadas e desmotivadas, fazendo com que o consumidor se desgaste ainda mais, por enfrentar estas filas e ainda serem tratados de forma irônica.

Isto é reflexo da falta de líderes capacitados no mercado para planejar, dirigir, controlar e desenvolver pessoas, que tenham visão, vivência, respeito pelo consumidor e pelos colaboradores, enfim, o líder que faz acontecer.

Por isso, toda a empresa que quer agregar novos serviços ao seu negócio, deve planejar, se estruturar e fazer um estudo bem detalhado dos prós e contras, do custo/benefício e das receitas, para aí sim, definir se é viável ou não agregar este novo serviço, sempre com foco naquele que paga a conta, O CLIENTE.

Um grande abraço.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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