Absenteísmo e turnover, os grandes inimigos das empresas.
O absenteísmo que é a soma do período em que o funcionário não comparece ao trabalho por falta e/ou atraso e o turnover, que é a elevada rotatividade dentro da empresa, são sem dúvida hoje, um dos maiores “vilões” das empresas, principalmente no segmento de call center.
Por que será que estes números tem aumentado significamente e parece não ter fim? O que pode ser feito para conter este fantasma que prejudica a todos?
Segundo pesquisas feitas diretamente com profissionais do meio atendimento, principalmente call centers, os motivos são vários, entre os principais estão: absenteísmo: problemas de doenças, stress, sobrecarga de trabalho, doenças ocupacionais, más condições de trabalho, problemas pessoais, falta de transporte, desmotivação e pessoas que se deixam influenciar pela opinião dos outros e/ou fofocas; turnover: busca por novos desafios, não enxergam perspectivas de melhoria e crescimento, stress, más condições de trabalho, problemas pessoais, desmotivação, falta de comprometimento da empresa para com os colaboradores e/ou clientes, líderes mal preparados, falta de treinamentos.
Agora que já conhecemos os principais motivos que causam os assustadores absenteísmo e turnover, vamos discutir resumidamente sobre a solução, como diminuir estes grandes problemas através de soluções simples, mais que demandam muito trabalho e investimento, porém, um investimento bem menor que os custos que estes problemas trazem.
Relativo aos problemas de doenças, stress e doenças ocupacionais, as empresas devem trabalhar na prevenção, e isto deve ser feito através de um relacionamento estreito com a empresa de plano de saúde contratada e com os colaboradores, ginásticas laborais também devem compor este tema, muitas empresas já fazem, porém infelizmente, já vi empresas que tiraram a ginástica laboral, com a justificativa de alto custo para poucas pessoas participarem.
Outro aspecto a ser tratado, refere-se a uma política arrojada de treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, com isso, os colaboradores se motivam, começam a ter visão de futuro através das novas oportunidades que a empresa pode oferecer, os capacitando e criando os espaços para crescimento, trazendo novos desafios e sonhos, além de preparar melhor seus líderes, causando com isso, um relacionamento aberto, sadio e de confiança entre líderes e subordinados.
Não podemos esquecer também do processo seletivo, que devem ser mais rigorosos, através de um perfil bem definido, dentro do que a empresa deseja e procura, evitando custos elevados através de contratações erradas e perda de tempo.
Para tudo isso acontecer, duas coisas são fundamentais, planejamento e comunicação. Este planejamento deve ser realizado com antecedência e de forma minuciosa, onde todos os levantamentos necessários devem ser feitos, tudo ser bem analisado e contar com a participação de todas as pessoas envolvidas diretamente no processo.
Depois de tudo devidamente preparado, planejado e revisado, deve-se fazer a comunicação. Esta comunicação deve ser feita de uma forma simples, clara, objetiva e transparente, colocando todos os objetivos e resultados esperados, deixando claro a preocupação com as pessoas e com o desenvolvimento delas e das empresas, para que todos possam ganhar, empresas, colaboradores e clientes.
Sei que algumas pessoas estão se fazendo uma pergunta ao ler este post. É possível fazer tudo isso e desta forma?
A resposta é sim, é possível, bastam os responsáveis por estas mudanças ter comprometimento, conhecimento, vontade, bom senso, flexibilidade, visão de futuro e vocação para a ação.
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