A Perda da Qualidade

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Muito se fala sobre a qualidade do atendimento, a qualidade dos serviços e produtos, mas pouco se fala das empresas que tinham toda esta qualidade e as perderam, empresas que deixaram de oferecer atendimento, produtos e serviços de qualidade.

Mas afinal, por que isso acontece? Por que empresas, que até pouco tempo atrás eram verdadeiros modelos qualidade, caíram neste conceito?

Vários fatores colaboraram e ainda colaboram com esta situação. O primeiro destes fatores refere-se as empresas que não se atualizaram no decorrer do tempo e não acompanharam a evolução do mercado e dos clientes. Por terem feito sucesso por um longo tempo, estas empresas acharam que nunca seriam alcançadas e nem desbancadas, por isso, ganharam muito dinheiro, mas investiram pouco, hoje tentam correr atrás do tempo perdido.

Outro fator determinante foi a perda dos colaboradores de alto desempenho, estes estão sendo substituídos por colaboradores com qualificação inferior, o que tem causado a piora no atendimento, nos processos e nas entregas. Estas substituições feitas por colaboradores de qualificação inferior podem ser explicadas por se buscar custos menores, ou por não valorizarem os colaboradores de alto desempenho, abrindo as portas para a saída. Como os bons colaboradores são muito procurados no mercado, algumas se contentam com colaboradores mais ou menos, e quando você aposta em profissionais mais ou menos, você perde cliente e mercado.

Outro fator que explica a perda da qualidade é a compra de matéria prima inferior, isso acaba acarretando em produtos de qualidade inferior, que surtem os resultados com o qual os clientes se acostumaram a ter no passado, isso, faz com que eles busquem outras alternativas de resultados superiores.

Apresentar serviços deficientes, sem a devida qualidade costumeira, causa muita dor de cabeça aos clientes que se veem obrigados na maioria dos casos, a procurar os órgãos de defesa do consumidor para ter seus direitos atendidos e respeitados. São promessas não cumpridas, serviços incompletos e de má qualidade, que por falta de investimentos, pessoas e planejamento, ficam sem competitividade alguma, perdendo cada vez mais espaço para a concorrência e deixando cifras expressivas nos tribunais para cobrir indenizações aos clientes.

Com tudo isso colocado, chegamos a conclusão, que as empresas perdem a qualidade por falta de investimentos, falta de planejamento, falta de colaboradores competentes e qualificados, gestores mal preparados, falta de treinamento, falta de cursos de qualificação, falta de uma política bem definida e clara de cargos, salários e benefícios, contratações mal feitas, ou seja, pessoas com baixa qualificação e sem o perfil que o cargo exige.

Sua empresa está perdendo ou já perdeu a qualidade? Você profissional, perdeu a qualidade? Você parou no tempo e não se atualiza mais? Você acha que a busca constante por qualificação e conhecimento é importante?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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