A Mesa Balança e/ou está Suja?
Diversas pessoas que frequentam bares, hamburguerias, restaurantes, docerias, padarias e etc., reclamam muito de duas coisas primordiais, e comigo não é diferente, a primeira são as mesas que balançam, ou seja, não estão bem calçadas, e a outra, é a sujeira das mesas.
Sabemos que dependendo do lugar, um cliente sai e o outro já senta, e com isso, encontra a mesa desarrumada, ou seja, suja, e as vezes balançando, o correto é, assim que o cliente sair, antes que outro sente, seja feita a limpeza e a checagem se a mesa está bem calçada.
Não havendo a possibilidade de se antecipar, deve-se pedir desculpas ao cliente, pedir licença e a permissão ao mesmo, para fazer o serviço e deixar esta mesa impecável para que ele possa fazer sua refeição ou tomar seu café, refrigerante, suco e etc..
Todos esses estabelecimentos devem colocar um padrão nesta etapa do atendimento, pois temos encontrado ultimamente, um relaxo muito grande com esta questão, onde as vezes, o colaborador vem limpar a mesa com o cliente já ali sentado, sem pedir licença e jogando toda aquela sujeira sobre o mesmo, criando constrangimento e até revolta, pior, vê que a mesa está balançando e sai sem se importar.
Certa vez, eu estava em uma doceria com alguns amigos e informamos a atendente que a mesa estava balançando, e corria o risco do café derramar em alguém, a mesma nos olhou feio e disse: “não tenho obrigação de arrumar a mesa”, e simplesmente foi embora, deixando para nós, humildes clientes, a tarefa de ajustar a mesa.
Atender bem o cliente não é só sorrir, anotar o pedido e entregar o mesmo sorrindo, o processo de limpeza da mesa, do piso e a verificação do estado da mesa, faz parte também do atendimento, afinal, o cliente estará sentado neste local se alimentando, sendo assim, tudo ali precisa estar bem limpo e funcionando corretamente, além de ser uma questão de higiene e segurança, é também uma questão de respeito e comprometimento com o mesmo.
Nenhum cliente vai fazer uma refeição ou tomar seu café, em um lugar sujo, onde as pessoas não limpam as mesas, o piso e nem tomam conhecimento que a mesa está balançando, cliente quer além de outras coisas, conforto, atenção, respeito e segurança de que está tudo limpo, sendo assim, cuidado, atenção ao seu atendimento e aos treinamentos, o serviço precisa ser completo, quem irá fazer esse serviço fica a critério do líder definir, mas precisa ser feito, não deixe de lado nunca, pois assim, o cliente vai deixar também o seu estabelecimento de lado.
Você já enfrentou problemas assim? Conhece alguém que tenha passado por tal constrangimento? Você trabalha em algum desses segmentos? Se sim, ele respeita esta questão?
Um Grande Abraço a Todos!
Comentários