A Mesa Balança e/ou está Suja?

Diversas pessoas que frequentam bares, hamburguerias, restaurantes, docerias, padarias e etc., reclamam muito de duas coisas primordiais, e comigo não é diferente, a primeira são as mesas que balançam, ou seja, não estão bem calçadas, e a outra, é a sujeira das mesas.

Sabemos que dependendo do lugar, um cliente sai e o outro já senta, e com isso, encontra a mesa desarrumada, ou seja, suja, e as vezes balançando, o correto é, assim que o cliente sair, antes que outro sente, seja feita a limpeza e a checagem se a mesa está bem calçada.

Não havendo a possibilidade de se antecipar, deve-se pedir desculpas ao cliente, pedir licença e a permissão ao mesmo, para fazer o serviço e deixar esta mesa impecável para que ele possa fazer sua refeição ou tomar seu café, refrigerante, suco e etc..

Todos esses estabelecimentos devem colocar um padrão nesta etapa do atendimento, pois temos encontrado ultimamente, um relaxo muito grande com esta questão, onde as vezes, o colaborador vem limpar a mesa com o cliente já ali sentado, sem pedir licença e jogando toda aquela sujeira sobre o mesmo, criando constrangimento e até revolta, pior, vê que a mesa está balançando e sai sem se importar.

Certa vez, eu estava em uma doceria com alguns amigos e informamos a atendente que a mesa estava balançando, e corria o risco do café derramar em alguém, a mesma nos olhou feio e disse: “não tenho obrigação de arrumar a mesa”, e simplesmente foi embora, deixando para nós, humildes clientes, a tarefa de ajustar a mesa.

Atender bem o cliente não é só sorrir, anotar o pedido e entregar o mesmo sorrindo, o processo de limpeza da mesa, do piso e a verificação do estado da mesa, faz parte também do atendimento, afinal, o cliente estará sentado neste local se alimentando, sendo assim, tudo ali precisa estar bem limpo e funcionando corretamente, além de ser uma questão de higiene e segurança, é também uma questão de respeito e comprometimento com o mesmo.

Nenhum cliente vai fazer uma refeição ou tomar seu café, em um lugar sujo, onde as pessoas não limpam as mesas, o piso e nem tomam conhecimento que a mesa está balançando, cliente quer além de outras coisas, conforto, atenção, respeito e segurança de que está tudo limpo, sendo assim, cuidado, atenção ao seu atendimento e aos treinamentos, o serviço precisa ser completo, quem irá fazer esse serviço fica a critério do líder definir, mas precisa ser feito, não deixe de lado nunca, pois assim, o cliente vai deixar também o seu estabelecimento de lado.

Você já enfrentou problemas assim? Conhece alguém que tenha passado por tal constrangimento? Você trabalha em algum desses segmentos? Se sim, ele respeita esta questão?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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