A Inadimplência Volta a Crescer

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A semana passada foi divulgado os números da inadimplência do consumidor brasileiro. A notícia não foi nada agradável, pois o número subiu 3,95% em outubro na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo ainda com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a dificuldade para quitar as dívidas é o resultado do endividamento das famílias, do baixo crescimento econômico e da inflação alta. A pesquisa foi realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito.

Os dados mostram ainda que a quantidade de CPF’s negativados aumentou de 54 milhões para 55 milhões no mês passado. De acordo com o SCPC, entretanto, o resultado de outubro ainda é a segunda menor expansão da inadimplência em 2014.

Em comparação com o mês de setembro de 2014, a inadimplência em outubro subiu 1,26%. Já para o SCPC, o avanço dos “calotes”, apesar dos incentivos e “feirões” de negociação de dívidas realizados e que ainda vão se realizar, reflete as dificuldades dos consumidores em quitar seus débitos. Embora a inadimplência tenha avançado em outubro, o SCPC acredita que esse indicador deve desacelerar até o fim do ano devido ao recebimento das parcelas do 13º salário e aos empregos temporários que surgem com a demanda de Natal e ajudam muito a melhorar este índice.

A quantidade de dívidas em atraso também aumentou em outubro na comparação com o mesmo mês de 2013, avançando 3,93%. Já em relação a setembro de 2014, o indicador ficou praticamente estável, apresentando um ligeiro crescimento de 0,06%. Mas a quantidade de novas pendências, com até 90 dias de atraso, aumentou 13,55% na comparação mensal.

A alta da inadimplência em outubro acabou revertendo a queda registrada em setembro. O problema é que estamos passando por um período de renegociações de dívidas e da entrada da parcela do 13º salário, mas, por outro lado, a dificuldade de pagamento dos débitos continua, pois o endividamento das famílias é alto.

A taxa de juros voltou a subir, com isso, a confiança dos consumidores é cada vez menor. Desta forma, temos efeitos positivos e negativos, mas infelizmente os negativos estão pesando mais.

Para as empresas que souberem negociar com os clientes e chegarem na frente, os meses de novembro e dezembro devem trazer dados mais positivos para a inadimplência. É provável que continuemos tendo mais inadimplência do que em 2013, mas o ritmo de deste crescimento deve diminuir.

A grande maioria do povo brasileiro não deve porque quer, mas sim por descontrole financeiro. Infelizmente no Brasil, boa parte da população não tem acesso a educação financeira, sendo assim, o descontrole vem a tona, principalmente ocasionado pelos momentos de empolgação.

Desta forma, o 13º salário deve ser muito utilizado para resolver boa parte dessas pendências financeiras. O ideal para quem tem condições, é quitar tudo agora e procurar não fazer novas dívidas no Natal, porque o ano, já começa com muitos compromissos financeiros.

O problema da inadimplência tira o sono de empresas e clientes, para diminuir este sério problema, é necessário “ensinar” o cliente a controlar suas contas, deixando de lado a empolgação.

Neste momento, o bom preparo dos profissionais de cobrança e de atendimento, somado a excelentes condições de pagamento, é fundamental para fazer com que o cliente opte por liquidar as dívidas primeiro com sua empresa, pois a grande maioria dos clientes não possui dívidas apenas em um lugar.

Sua empresa está com a inadimplência alta? Sua equipe está preparada para recuperar estes clientes? Você acredita que a inadimplência tende a crescer ou a diminuir em 2015? Você já ficou inadimplente?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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