A Importância do Preparo Psicológico
Temos acompanhado nos jogos olímpicos realizado no Brasil, e nas empresas também não é diferente, a falta de um preparo psicológico maior para lidar com situações diversas.
Segundo especialistas, o preparo psicológico dos atletas para uma competição deste nível é tão importante quanto o preparo físico. Nas empresas ocorre a mesma coisa, seja no esporte ou na vida empresarial, hoje os treinamentos técnicos, táticos, físicos, são tão importantes como o “treinamento” psicológico.
Na Olimpíada do Brasil, realizada no Rio de Janeiro, é nítido em vários momentos o descontrole emocional de boa parte de nossos atletas, fazendo com que o sonho de uma medalha, vá por água abaixo. Em vários momentos somos superiores tecnicamente e até fisicamente, mas perdemos no psicológico.
Nas empresas ocorre a mesma coisa. Quantas vezes já não se perdeu clientes por falta de preparo psicológico dos profissionais de atendimento, da área comercial e etc.? Quantos bons colaboradores não trocaram de empresa, por falta de um preparo psicológico dos líderes, que na verdade, de líder não tinham nada, eram chefes.
Tivemos um exemplo recente na Copa do Mundo que foi realizada também aqui no Brasil, onde era visível o descontrole emocional do time brasileiro, e que culminou com duas derrotas vexatórias contra Alemanha e Holanda, este último, na disputa do terceiro lugar. Infelizmente não aprendemos nada com esta decepção, para a Olimpíada, tivemos 7 anos para nos prepararmos e muito pouco foi feito no lado psicológico, os que trabalharam mais este lado, obtiverem bons resultados.
O meio empresarial, como o esporte e com certeza outros ramos, além da nossa própria vida pessoal, precisam cada vez mais do apoio psicológico, mas como isso ainda é um tabu em muitas áreas, se usa este profissional somente em alguns casos. A estratégia de convocar profissionais para dar apoio psicológico à equipe ou as empresas, próximo ou após o início da competição, ou surgimento de um problema, é algo que não tem como dar certo, pois o psicólogo não é bombeiro e nem milagreiro para resolver problemas de última hora.
Sendo assim, não adianta chamar ou contratar esses profissionais dias antes das partidas ou quando sua empresa está com sérios problemas, e esperar que as deficiências emocionais dos profissionais e/ou atletas sejam resolvidas de um minuto para outro, o trabalho é realizado a longo prazo.
Não adianta as empresas gastarem uma fortuna em treinamentos técnicos, ou as seleções e clubes em preparo físico, se essas pessoas não souber dominar o lado emocional. Temos ainda muita coisa para aprender neste meio, estamos falando aqui apenas de uma ponta do iceberg, pois o problema precisa ser melhor debatido, discutido e analisado, infelizmente não vamos conseguir resolver tudo isso aqui em nosso post, ele serve apenas como um ponto de atenção, pois este é um caminho importante para sairmos do estágio de promessa para realidade.
Na sua empresa existe um preparo ou apoio psicológico para os profissionais? Você já sentiu falta deste apoio em algum momento da sua vida pessoal e/ou profissional? Você acha que de fato é necessário este trabalho para tornar o atleta, o profissional e a pessoa melhor preparada?
Um grande abraço a todos!
Comentários