A Importância do Dimensionamento no Call Center

Dimensionamento

Dentro de um Call Center, dimensionar significa alocar pessoas corretamente para atingir as metas estabelecidas com o menor custo possível.

Dentro de um mercado altamente concorrido, onde as empresas buscam a todo momento diminuir custos, atender bem os clientes  e proporcionar um ambiente diferenciado que atrai os melhores profissionais, o dimensionamento é um dos principais fatores.

Esse planejamento começa com uma atividade denominada Capacity Planning, que define a atuação da operação a médio e longo prazo. Esta atividade é imprescindível para garantir a visão estratégica e o controle dos custos.

Quase todos tem seus métodos para dimensionar um Call Center, mas a grande maioria se baseia na fórmula Erlang, que é uma medida de tráfego telefônico desenvolvida em 1917 por A. K. Erlang. Este cálculo pode ser realizado de forma manual ou por softwares disponíveis no mercado. Para se calcular o dimensionamento das PA’s e da quantidade de colaboradores necessário para fazer o atendimento, você precisa analisar os seguintes indicadores:

Para atendimento receptivo:

a-) Forecast: indica a previsão de chamadas a serem recebidas por período. É necessário que seja previsto a cada 15 ou 30 minutos;

b-) Tempo Médio de Ocupação (TMO): considera tempo médio de atendimento, wrap time;

c-) Nível de serviço contratado: atender x% de chamadas em até y segundos;

d-) Tempos de Pausas: tempos de afastamento do operador da PA, como treinamentos e reuniões.

Já nos casos das operações ativas:

a-) Volume do mailing: quantidade de contatos previstos;

b-) Contato com a pessoa certa (CPC);

c-) Discador: manual, progressivo ou preditivo;

d-) Tempo Médio de Ocupação: assim como no receptivo.

Os indicadores que serão considerados no momento do dimensionamento devem ser selecionados por uma equipe capacitada para esta atividade. Se você não tiver este conhecimento e também não possuir uma equipe qualificada, não perca tempo, contrate uma Consultoria, pois esta atividade é fundamental para redução de custos, alinhamento da equipe e qualidade de atendimento.

Os cálculos matemáticos devem ser trabalhados levando em consideração a experiência de quem os analisa, bem como o histórico de comportamento do Call Center.

Lembrem-se apenas que: As ferramentas automatizadas não substituem o trabalho humano e o olho clínico do profissional experiente e bem preparado. Em um ambiente totalmente dinâmico como o de um Call Center, a atenção deve ser constante e a assertividade em 100% deve ser uma meta constante. Você precisa avaliar com certa frequência seu dimensionamento, não esquecer as datas de sazonalidade, onde além do dimensionamento, a empresa precisa definir se contratará colaboradores temporários ou vai adotar outro procedimento.

Um dimensionamento bem feito significa tranquilidade para as empresas, segurança para os clientes, melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e um custo menor.

Seu Call Center está bem dimensionado? Sua empresa faz estudo de dimensionamento do quadro? Você sabe fazer o dimensionamento do seu Call Center?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *