A Importância de um Programa de Treinamento

Já no surgimento das primeiras fábricas e indústrias no mundo corporativo, o treinamento já foi utilizado como ferramenta de organização e qualificação do trabalho. Porém, com o passar do tempo, até os dias atuais, os treinamentos ganharam mais força e espaço, sendo hoje, essencial para as empresas se destacarem no mercado e conseguirem atrair mais do que clientes, ou seja, fãs.

O treinamento é um processo  que desenvolve qualidades nas pessoas, com o objetivo de capacitá-las a serem mais produtivas e a contribuir para o alcance dos objetivos das empresas. Este aprendizado por sua vez, produz uma mudança de comportamentos que aumenta a capacidade do colaborador de desempenhar sua função.

Os treinamentos têm como objetivos não só o aumento da lucratividade das empresas, mas também contribuir na vida profissional e pessoal dos colaboradores. A combinação treinamento e desenvolvimento é o melhor que as empresas pode e precisam fazer, pois treinamento é algo mais para o momento, já o desenvolvimento, é algo voltado para o futuro, a preparação para uma nova função por exemplo.

Hoje, vejo muitas empresas com seu atendimento péssimo, sofrível, passando a imagem de que não está nem aí para os clientes, infelizmente só a minoria das empresas se preocupam em atender bem, em qualificar seus colaboradores, desenvolver seus líderes e atrair fãs para a empresa, quando falo em fã, não falo apenas de clientes, mas também de colaboradores fãs.

A empresa que deseja se diferenciar e agradar cada vez mais seus colaboradores e clientes, transformando-os em verdadeiros fãs, aumentando com isso seu lucro, precisa entre outras coisas criar seu programa de treinamento e desenvolvimento, e isso independe do tamanho da empresa. Este programa é preciso ser criado para o ano inteiro, pois vejo muitas empresas que quando muito, fazem um treinamento de produto e um treinamento de atendimento por ano, vejam, é preciso ter uma sequência, além das reciclagens, pois sempre existe algo novo para aprender, para aprimorar, para reciclar, enfim, nada é definitivo.

Dentro de um programa de treinamento, várias coisas são relacionadas, que também valem e são consideradas como treinamento, exemplo, palestras, workshops e etc.

Sua empresa possui um programa anual de treinamento e desenvolvimento para todos os níveis? Se não possui, qual é o motivo? Você acredita que é de fato necessário as empresas ter uma programação anual de treinamento e desenvolvimento?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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