A importância de copiar, não tenha vergonha, copie, mas seja criativo
Quantas empresas alcançaram muito sucesso a partir da melhoria de uma grande ideia de outra empresa? Quantos profissionais não se tornaram melhor, sendo indispensável para o mercado, porque viu através de outro ou outros profissionais ideias que revolucionaram seu modo de trabalhar, de atuar e de se relacionar?
Sendo assim, você pode também melhorar o atendimento, o produto ou o serviço que sua empresa presta da mesma maneira, absorvendo ideias como se fosse uma esponja e adaptando-as a sua realidade e/ou a realidade de sua empresa.
Você pode copiar algo indiretamente ligado ao atendimento, como um programa de treinamento mais regrado por exemplo, uma política criativa, um procedimento que seja inovador, e estas ideias podem vir até do exterior, mas lembrem-se, os melhores imitadores são aqueles que não se limitam única e exclusivamente a copiar, mas sim em observar e analisar, visando criar um jeito ainda melhor de aplicá-las com melhoras muito significativas, ou seja, pegar uma grande ideia, e transformá-la em algo ainda muito melhor.
Ao contrário de que muitos pensam, copiar não é trapacear ou ser “malandro”, pelo menos no mundo corporativo não é, a menos que esteja copiando algo protegido por direitos autorais ou patenteado. Afinal, o copiar que estamos colocando e incentivando aqui, é o copiar criativo, aquele que torna a concorrência melhor, mais criativa e com mais atrativos ao cliente, o copiar com melhorias, com criatividade, ou seja, sei que meu concorrente faz isso e agrada muito aos clientes, através desta ideia, o que posso melhorar para reverter isso.
As ideias para melhoria podem surgir até de outros mercados que tenham segmentos diferentes do seu ou também de profissionais de outros segmentos, não necessariamente de um concorrente, por isso, fique sempre antenado no mercado como um todo, mas principalmente nos seus concorrentes, pois qualquer cochilada pode ser desastrosa.
Um grande exemplo para ilustrar melhor o tema são as grandes redes de hotéis, todas elas tem praticamente o mesmo padrão, ou seja, possuem check-in e check-out expressos, cardápios customizados de café da manhã, salas de ginástica, programas de fidelidade, vários tipos de cortesia, descontos e etc., tanto é que se retirarem a placa com o nome do hotel, vai ser difícil o cliente identificar em qual rede de hotéis ele está, mas aí pode estar o segredo para um grande diferencial, o que pode de fato dizer que a sua rede de hotel ou a sua empresa é melhor que as outras, é o atendimento, pois em um momento em que todos copiam todos e tudo e melhoram, o atendimento humano é algo muito difícil de ser copiado. Para você que quer prosperar no mercado, mostrando diferenciais produtivos, está aí uma grande alternativa.
Desta forma, se você não age ainda assim, comece a mudar, aprenda a observar e anotar tudo que você enxerga e que possa melhorar sua vida pessoal, profissional e/ou da sua empresa, independentemente do segmento, mas principalmente dando foco na concorrência, observem hotéis, restaurantes, padarias, aeroportos, bancos, shoppings, centrais de atendimento ou qualquer outro segmento, e vão ver que sempre existem coisas excelentes para se copiar e melhorar.
Procure organizar reuniões em sua empresa, de acordo com as datas e tempo disponíveis, e incentive os colaboradores a compartilhar todas as práticas relacionadas a atendimento que encontraram lá fora. Ofereça um prêmio para as melhores ideias que poderão ser implantadas, melhorando o negócio. Crie um ambiente aberto e participativo, para que todos se sintam como parte do sucesso.
Leiam muito, mas muito mesmo. Leiam livros, revistas, artigos da internet, blogs especializados, jornais e etc.. Saibam o que acontece no mercado, fora da sua empresa, acorde para o novo, aprenda a copiar usando a criatividade.
Depois de tudo isso colocado vem as perguntas. Você copia com criatividade? Observa o mercado como um todo e o seu principalmente? Compartilha as ideias? Abre espaço aos colaboradores?
Um grande abraço a todos.
Comentários