A Importância das Manutenções

Manutenção é algo que precisa ser constante nas empresas, pois caso os equipamentos quebrem ou apresentem algum tipo de defeitos dentro de uma determinada operação, o produto não terá a mesma qualidade que poderia oferecer caso o equipamento não tivesse apresentado problemas. No caso de serviços, a manutenção também é essencial, pois podem ficar desabilitados, e com isso, o cliente não tem acesso a algo que ele pagou.

Além de tudo, a interrupção de algum tipo de serviço ou procedimento, gera uma série de problemas que poderiam ser evitados caso tivesse sido realizada a manutenção. A pouco tempo atrás, tivemos sérios problemas no Metrô de São Paulo e nos trens da CPTM, onde ouvimos comentários que diziam ter faltado manutenção.

Por falta de manutenção os clientes podem também não conseguir telefonar para a sua empresa, deixando de ter acesso ao seu produto e/ou serviço, pode ainda faltar luz, faltar internet, causar interrupção em algum aparelho no hospital na hora de uma cirurgia, enfim, a falta de manutenção, pode trazer problemas pequenos e enormes, como o falecimento de pessoas, por exemplo.

Desta forma, não fazer a manutenção causa a sua empresa sérias reclamações, perda de credibilidade e confiabilidade por parte dos clientes que não serão atendidos no prazo especificado, com isso, as receitas deixam de ser obtidas e existe piora nos resultados, sem falar que o custo de um reparo por falta de manutenção é bem maior.

Temos três tipos principais de manutenções que precisam ser executadas, a primeira é a Manutenção corretiva: esta tem o objetivo de recuperar a capacidade produtiva de um equipamento que perdeu ou diminuiu sua capacidade de produção. Já a Manutenção preventiva tem como objetivo prevenir a ocorrência de um problema através da realização de alguns procedimentos, antes que algo de pior ocorra. O terceiro tipo de manutenção é a que chamamos de Manutenção preditiva, esta é executada através da análise e acompanhamento minucioso de alguns aspectos ou condições de equipamentos e instalações.

Produtos podem chegar ao mercado apresentando falhas devido à falta de manutenção dos equipamentos, como também, muitos serviços são deficientes devido à falta de treinamento dos colaboradores e também de manutenção de equipamentos, fios, cabos, aparelhos, software de atendimento e etc..

Desta forma, cuidado, não arranhe a imagem e a marca da sua empresa por deixar de fazer manutenções, pois o custo delas são baixíssimos perto do problema que a falta dela causa.

Sua empresa realiza e solicita manutenções periódicas? Você já passou por algum problema ou correu riscos por falta de manutenção? Você acredita também que a manutenção é um fator seríssimo que não pode ser deixado para segundo plano?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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