A Importância da Monitoria
A um bom tempo atrás, falar em monitoria era um “tabu” muito grande, as pessoas enxergavam isso como uma forma de manda-las embora, forma de prejudicar os profissionais envolvidos ou ainda, uma forma de falar mal de alguém para prejudica-la dentro da empresa.
Hoje, depois de muitos esclarecimentos e debates sobre o tema monitoria, fica muito claro a importância deste trabalho para o sucesso e a melhoria continua do trabalho realizado dentro das Centrais de Atendimento.
Todos sabem da importância do trabalho de monitoria realizado pelo monitor, que é considerado inclusive como um inspetor de qualidade. No trabalho de monitoria é fundamental preservar a integridade do profissional, pois estes profissionais não podem em momento algum ficarem expostos publicamente.
Muito se fala sobre a monitoria, e a grande maioria aceita e concorda que realmente ela precisa ser feita, mas muito poucos sabem, o porquê ela precisa ser feita. Você sabe por que devemos monitorar os atendimentos? Vejam a seguir?
a-) Para a empresa ser justa quando houver campanhas de premiação, demonstrando claramente quais foram os critérios, além de evidenciar com mais clareza o reconhecimento;
b-) Para que a avaliação de desempenho, possa demonstrar de forma clara ao profissional o que ele está fazendo de certo e o que tem que ser melhorado, dentro de um critério e planejamento;
c-) Para a descoberta de talentos e problemas dentro da operação de atendimento, com isso você consegue colocar um talento no lugar certo, de uma forma justa e bem avaliada e resolver problemas de forma rápida, antes que estes problemas se tornem crônicos e afetem o nome da empresa;
d-) Para poder dar feedbacks de forma clara, justa, transparente e de forma regular;
e-) Para aumentar a credibilidade do cliente na Central de Atendimento e na empresa. Hoje é claro a desconfiança das pessoas com os serviços de atendimento ao cliente;
f-) Para descobrir bons padrões de atendimento. Você pode encontrar em um atendente, por exemplo, uma forma de explicar um tipo de situação que agrade bem mais do que a outra forma utilizada;
g-) A maioria dos atendentes gosta da monitoria e cobram os feedbacks de forma rápida e contínua;
h-) Para dar segurança ao profissional de atendimento, mostrando que diferente do que se pensava no passado, a monitoria existe para ele se aperfeiçoar e não ser mandado embora se tem a chance de se reciclar e melhorar.
Como isso tudo, mostramos aqui um pouco, da grande importância que tem a monitoria para o sucesso das empresas dentro de suas Centrais de Atendimento. Monitoria hoje é uma necessidade, e não algo que você pode escolher não ter.
Sua empresa tem um processo de monitoria? Você gosta de ser monitorado/a? Você acha que as empresas devem investir em monitoria? Você acredita nas monitorias? As monitorias são essenciais para as empresas?
Um grande abraço a todos!
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