A importância da marca!
A marca e a imagem de um negócio são vitais para o sucesso ou fracasso de uma empresa. As marcas fortes geram confiança e credibilidade, tendo um retorno alto no seu faturamento, isso também se reflete de uma forma particularmente importante no caso do e-commerce, pois hoje em dia, muitas pessoas ainda têm restrições ao fazer compras pela internet, já se tratando de uma marca forte, este temor diminui. Mas, mais importante do que ser uma marca lembrada, é preciso ser percebida também como uma marca relevante para o consumidor, que trazem benefícios de fato.
A principal vantagem para a empresa que possui uma marca forte é o caminho facilitado na hora da venda, pois uma marca forte com credibilidade é como se fosse alguém da família, ou seja, uma pessoa que você confia, é como uma olhada de uma mãe ou de um pai para o filho, onde nem precisam dizer nada, o filho já entendeu.
Hoje temos acompanhado o grande investimento feito pelas empresas em marketing, empresas estas que gastam muito dinheiro com diversas formas de divulgação, mas não conseguem os resultados esperados.
Sem dúvida que o marketing é primordial para qualquer empresa que queira crescer e prosperar dentro de um mercado tão concorrido e inovador como o mercado brasileiro.
Mas de nada adianta divulgar, fazer belas propagandas, utilizar imagens maravilhosas, pessoas perfeitas e até personalidades consagradas, se o que você divulga não é a realidade da empresa, podendo se transformar inclusive em um tiro no pé, ou seja, a empresa gasta muito e fica com a imagem negativa.
Empresas com marcas fortes, trás na cabeça e até nos corações dos seus clientes pensamentos fortes, necessidades essenciais e acima de tudo tranquilidade, não ter dor de cabeça.
Para uma empresa ter uma marca forte, ela precisa começar do início, tendo serviços e produtos de qualidade, que passem de fato ao público consumidor confiança, credibilidade, tranquilidade, que tenham no seu quadro de funcionários, colaboradores competentes, comprometidos com a causa, com a solução, com a satisfação dos clientes, que procurem fazer a cada dia um trabalho melhor do que foi realizado no dia anterior, ter verdadeira obstinação por melhorias, e que a empresa também invista no seu quadro de funcionários, proporcione qualificação, ambiente saudável, lideranças flexíveis, plano de carreira claro e bem definido, que tenham uma situação financeira confortável, fluxos de caixa aceitável.
Desta forma, a empresa já pode se considerar preparada para ter uma marca forte, aí sim, neste momento ela deve partir para a divulgação, pois está com tudo bem definido e ajeitado dentro da empresa, ou seja, ela já está preparada para fazer, oferecer e entregar tudo aquilo que ela promete nas suas propagandas.
Muitas empresas começam na contramão do caminho, ou seja, primeiro fazem a divulgação das empresas e/ou serviços e/ou produtos, para depois do resultado começarem a investir no que tem que ser feito, isso causa sem dúvida mais prejuízo do que lucro, pois o cliente de hoje não é mais paciente com produtos com defeitos ou de baixa qualidade, com atendimentos de má qualidade, onde faltam respeito, comprometimento, respostas, soluções, atenção e educação.
No mercado atual, as empresas precisam tornar seu negócio ainda mais competitivo com soluções de marketing cada vez mais eficientes, através de treinamentos de capacitação de equipes (atendimento, liderança, vendas e motivacionais), desenvolvimento de campanhas (online e off-line), estratégias de mídias, otimização de websites, e-commerce, estudos mercadológicos, entre outras.
Sua empresa tem uma marca forte? Ela trabalha no fortalecimento da marca? Sua empresa acha importante a marca? Você acha importante a marca? Você valoriza a marca ou só o preço?
Nem sempre quem tem preço baixo, tem boa qualidade, como nem sempre quem tem preço alto tem boa qualidade. Aprenda a valorizar uma marca, não pelo preço, mas pela qualidade geral, que inclui preço, produto, serviço e atendimento.
Um grande abraço a todos
Comentários