A grande preocupação, retenção de talentos

Talentos

Após falarmos ontem sobre a formação de talentos, vamos falar agora sobre um dos temas mais discutidos em todas as conferências de RH  e que é também, um dos maiores desafios empresariais do momento, a retenção de talentos. Segundo pesquisas recentes, a atração e retenção de talentos é a maior preocupação para 60% dos empregadores (fonte revista Você RH).

Muitas empresas tem dado praticamente de tudo para segurar seus talentos, desde oferecer serviços e benefícios, passando por seguros de saúde com inúmeras facilidades, chegando inclusive, a valores consideráveis de remuneração variável e até mesmo ações da empresa.

Mais mesmo com todo esse “pacote de sedução”, muitos talentos continuam deixando as empresas e indo para concorrentes ou abrindo um negócio próprio. Mais o que explica isso?

Pelo que temos lido, observado e acompanhado através de situações vivenciadas no nosso dia a dia, esta mudança ocorre por um único aspecto, um sonho. Claro que um pacote totalmente atrativo como vimos acima, é um grande diferencial, mais além disso, existe um sentimento fundamental, o sonho.

Muitos talentos abrem mão de algumas coisas dentro deste pacote de benefícios para correr atrás de um sonho, um novo desafio. Por saberem que são talentosos, estes profissionais pensam e sabem que podem vencer qualquer desafio e conseguir benefícios tão bom quanto os oferecidos pela empresa anterior, mais com um diferencial importantíssimo, realizar um sonho, vencer novos desafios, por isso, ir para outra empresa ou abrir o próprio negócio os atrai tanto.

Sendo assim, as empresas não devem só oferecer um pacote de benefícios bem atrativo e arrojado, devem também oferecer um excelente ambiente de trabalho, criar desafios permanentes, dando a oportunidade dos talentos sonharem, mais sonharem com sonhos possíveis de serem alcançados.

Para tudo isso andar em sintonia, as empresas precisam também tomar outras atitudes, como demitir pessoas venenosas (fofoqueiras), que minam os sonhos e a motivação dos talentos, alinhar a forma de comunicação da empresa, para que todas as mudanças sejam comunicadas de forma clara e transparente buscando não deixar dúvidas e/ou pontos obscuros, criar e colocar em prática projetos contínuos de desenvolvimento e aprendizado.

Com estas medidas sendo bem colocadas e estruturadas, dificilmente as empresas perderão seus grandes talentos, propiciando lucro, bem estar, credibilidade, inovação e motivação.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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3 Comments

  1. Na prática o que eu vejo que é uma preocupação “inconsciente” nas empresas.
    O dia a dia das empresas não permite um olhar verdadeiro sobre esta questão.
    É muito comum um empresário do setor de serviços pensar em faturar mais, evitar gastos desnecessários, negociar com fornecedores, mas e a qualidade do serviço prestado? A satisfação do cliente está sendo pesquisada?
    Será que o problema não está na seleção, contratação e treinamento de pessoas qualificadas? Estamos valorizando quem merece? Estamos desenvolvendo a equipe e criando condições de ter colaboradores realmente qualificados e motivados?
    Qual é o tempo que dispendemos para esses assuntos?
    Precisamos parar de ter “medo” de investirmos em qualificação profissional, parar de “culpar o governo” e dar um voto a favor da educação.

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    • Fábio, boa tarde!!!
      Excelentes colocações e questionamentos. Alguns empresários, realmente precisam parar para se reciclarem, pois atendimento, qualificação profissional e valorização, são investimentos com retornos excelentes e não são custos. Espero encontrá-lo aqui mais vezes. Muito enriquecedora sua participação. Um grande abraço.

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