A Cultura Disney de Colocar as Pessoas em Primeiro Lugar

Disney

Para quem acompanha e conhece a Disney, sabe o quanto e porque, a grande maioria das empresas quer seguir este caminho, e se tornar uma Disney no seu segmento, tarefa nada fácil.

O segredo mais valioso da Disney não é somente ter em seu quadro pessoas educadas que acenam o tempo todo com a cabeça, mas sim, dar importância às pessoas e colocá-las em primeiro lugar, com isso, cria-se uma cultura de alegria com adesões entusiasmadas, afinal, as empresas vivem de pessoas.

Para se atingir este nível, os treinamentos são longos e possuem diversas etapas, tudo para mostrar aos recém-chegados, a essência que faz da Disney um lugar maravilhoso, que conquista a cada dia mais fãs em todo mundo.

Na Disney, se emprega qualidade em tudo que é feito, e não somente em algumas coisas, como na manutenção e na construção. A qualidade é um fator essencial quando se fala em cortesia com o convidado, produção teatral e todas as atividades de bastidores e de palco, sem deixar de reforçar a mensagem da criação de um ambiente respeitoso.

O programa de orientação da Disney foi criado inicialmente com o objetivo de “tirar a subserviência das funções de serviço”. Neste mesmo programa foram elaborados determinados termos que foram copiados no mundo inteiro por diversas empresas.

Mostrando toda a preocupação de colocar as pessoas em primeiro lugar, foi criado um senso de história usando as tradições dos filmes como base para as funções do parque conforme abaixo:

“Não temos clientes; temos convidados”: A importância de tratar as pessoas que vão ao parque como verdadeiros convidados, deixando-as a vontade e confortável, como se você tivesse recebendo um convidado em sua casa.

“Não somos funcionários; somos anfitriões, anfitriãs e membros do elenco”: As pessoas que trabalham na Disney são aquelas que “que dão ou oferecem a festa”, os donos da casa que vão receber os convidados, ou ainda, aqueles que vão fazer e cuidar do espetáculo.

“Não usamos uniformes; usamos figurinos”: O uniforme embora seja uma maneira de colocar ordem e organizar, está ultrapassado, o importante é usar o figurino adequado para receber os convidados.

“Não temos multidões: temos um público”: Os convidados não são tratados de forma desorganizada, como se um, tivesse mais importância que o outro, todos são importantes e tratados de forma organizada e educada, com sorriso no rosto e no corpo todo, ou seja, os membros do elenco demonstram a alegria em receber os convidados através do corpo como um todo, afinal, o corpo fala.

A Disney quer que as pessoas se sintam envolvidas em algo mais importante e profundo do que estacionar carros, servir refeições ou varrer as pipocas caídas no chão, a Disney quer que elas se sintam proporcionando alegria às pessoas.

A sua empresa pensa a age assim também? A sua empresa está próxima de ser tornar uma Disney? Você gostaria de trabalhar em uma empresa que tem esta prática? Você concorda que a Disney é um grande exemplo a ser seguido pelas empresas que querem marcar seu nome no mercado e conquistar fãs?

Um grande abraço a todos!

*Referência: Livro Academia Disney

 

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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