A Cultura Disney de Colocar as Pessoas em Primeiro Lugar
Para quem acompanha e conhece a Disney, sabe o quanto e porque, a grande maioria das empresas quer seguir este caminho, e se tornar uma Disney no seu segmento, tarefa nada fácil.
O segredo mais valioso da Disney não é somente ter em seu quadro pessoas educadas que acenam o tempo todo com a cabeça, mas sim, dar importância às pessoas e colocá-las em primeiro lugar, com isso, cria-se uma cultura de alegria com adesões entusiasmadas, afinal, as empresas vivem de pessoas.
Para se atingir este nível, os treinamentos são longos e possuem diversas etapas, tudo para mostrar aos recém-chegados, a essência que faz da Disney um lugar maravilhoso, que conquista a cada dia mais fãs em todo mundo.
Na Disney, se emprega qualidade em tudo que é feito, e não somente em algumas coisas, como na manutenção e na construção. A qualidade é um fator essencial quando se fala em cortesia com o convidado, produção teatral e todas as atividades de bastidores e de palco, sem deixar de reforçar a mensagem da criação de um ambiente respeitoso.
O programa de orientação da Disney foi criado inicialmente com o objetivo de “tirar a subserviência das funções de serviço”. Neste mesmo programa foram elaborados determinados termos que foram copiados no mundo inteiro por diversas empresas.
Mostrando toda a preocupação de colocar as pessoas em primeiro lugar, foi criado um senso de história usando as tradições dos filmes como base para as funções do parque conforme abaixo:
“Não temos clientes; temos convidados”: A importância de tratar as pessoas que vão ao parque como verdadeiros convidados, deixando-as a vontade e confortável, como se você tivesse recebendo um convidado em sua casa.
“Não somos funcionários; somos anfitriões, anfitriãs e membros do elenco”: As pessoas que trabalham na Disney são aquelas que “que dão ou oferecem a festa”, os donos da casa que vão receber os convidados, ou ainda, aqueles que vão fazer e cuidar do espetáculo.
“Não usamos uniformes; usamos figurinos”: O uniforme embora seja uma maneira de colocar ordem e organizar, está ultrapassado, o importante é usar o figurino adequado para receber os convidados.
“Não temos multidões: temos um público”: Os convidados não são tratados de forma desorganizada, como se um, tivesse mais importância que o outro, todos são importantes e tratados de forma organizada e educada, com sorriso no rosto e no corpo todo, ou seja, os membros do elenco demonstram a alegria em receber os convidados através do corpo como um todo, afinal, o corpo fala.
A Disney quer que as pessoas se sintam envolvidas em algo mais importante e profundo do que estacionar carros, servir refeições ou varrer as pipocas caídas no chão, a Disney quer que elas se sintam proporcionando alegria às pessoas.
A sua empresa pensa a age assim também? A sua empresa está próxima de ser tornar uma Disney? Você gostaria de trabalhar em uma empresa que tem esta prática? Você concorda que a Disney é um grande exemplo a ser seguido pelas empresas que querem marcar seu nome no mercado e conquistar fãs?
Um grande abraço a todos!
*Referência: Livro Academia Disney
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