A baixa adesão aos treinamentos no varejo de shoppings centers

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Não é de hoje que estamos falando sobre a importância do treinamento para as empresas, para os profissionais e para os clientes, tanto é que o nosso primeiro post no blog foi: “Qual a importância do atendimento e do treinamento para o seu negócio”? Porém a realidade é outra, pois tenho notado que o atendimento tem piorado em alguns segmentos, profissionais com um conhecimento técnico aceitável, mas sem conhecimento nenhum do verdadeiro sentido de atendimento, de gente, de lidar com o público.

Incomodado com esta triste realidade, resolvemos ir às ruas, e fazer uma pesquisa junto ao varejo, para procurar saber alguns motivos do mau atendimento.

Fizemos a pesquisa junto a três grandes shoppings de São Paulo e dividimos a pesquisa em dois segmentos, lojas em geral e alimentação, ou seja, os estabelecimentos presentes nas praças de alimentação.

Para a nossa surpresa, os resultados foram ainda piores do que o esperado. Entre as lojas apuramos que somente 25% delas fazem treinamento com os colaboradores quando eles entram na empresa, tanto o técnico como o de atendimento, porém, o de atendimento e os de reciclagens são feitos de forma superficial, sem muita ênfase. Ainda entre as lojas, apuramos também que 85% delas oferecem somente treinamento quando o colaborador entra na empresa, porém são focados na parte técnica do negócio, e não fazem nada referente a atendimento a clientes e a reciclagens.

No segmento alimentação os números foram menos piores, mas também muito abaixo do esperado e tão ruim quanto ao segmento lojas. Apuramos que somente 28% dos estabelecimentos deste segmento, oferecem treinamentos técnicos e de atendimento aos colaboradores que entram na empresa e de reciclagens, porém 90% oferecem somente o treinamento técnico quando o colaborador entra na empresa e mais nada.

Olhando para esta triste realidade, notamos que o treinamento técnico é oferecido em quase 100% da sua totalidade, veja, quase, quando deveria ser 100%. Já os treinamentos relativos a atendimento e as reciclagens são praticamente inexistentes. Como um negócio pode crescer e expandir com este pensamento e esta atitude? Infelizmente, as empresas enxergam ainda o treinamento como despesa, e por isso não dão o devido valor a esta importante ferramenta de trabalho e de receitas.

Este tipo de pensamento que treinamento é despesa, está ultrapassado, você pode até pensar que está indo bem e lucrando mesmo sem treinamento. Mas isso vai acontecer até quando? Você poderia estar faturando mais, remunerando melhor e fidelizando clientes. Esteja certo que o seu concorrente, se estiver com uma equipe bem treinada, motivada e fidelizando os clientes, vai levar seus clientes e quando você perceber isso, pode ser tarde demais.

Separar uma verba para treinamentos, reciclagens e qualificação, é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, o treinamento fortalece sua marca, traz novos clientes, retém antigos clientes, cria satisfação nos clientes, fideliza clientes, conquista os colaboradores, qualifica os colaboradores e cria diferenciais positivos. Tudo isso você consegue com os treinamentos. Será que treinamento é despesa mesmo? Com todas estas vantagens, só posso dizer uma coisa: “treinamento é investimento com retornos no curto, médio e longo prazo”.

Depois desta pesquisa, ficamos sabendo o porque do mau atendimento nas lojas e no segmento de alimentação nos shoppings, acredito ainda, que se estendermos esta pesquisa aos outros shoppings, o resultado não vai melhorar tanto assim, infelizmente.

Tenho quase certeza que você leitor e cliente, ficou tão surpreso quanto eu com um resultado tão ruim assim, até parece que estamos nos acostumando ao mau atendimento. Você se acostumou com o mau atendimento? Você costuma reclamar do mau atendimento? Você costuma voltar ao local que o(a) atendeu mal?

Um grande abraço a todos

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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