A Aposentadoria que não vai Chegar!

As novas mudanças propostas pelo governo nas normas de concessão de benefícios de aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão afetar de forma radical a vida de milhões de pessoas, para ser ter uma ideia, sete em cada 10 brasileiros serão afetados.

Esses números levam em conta 141,3 milhões de pessoas em idade ativa no país. Desse total, segundo o IBGE, 101,4 milhões de cidadãos não se enquadram nas regras de transição propostas nesta mudança e que serão analisadas pelo Congresso Nacional a partir do próximo ano.

O total de pessoas que serão afetadas diretamente com a mudança é composto por 53,3 milhões de homens com menos de 50 anos e 48,1 milhões de mulheres com idade inferior a 45 anos que, pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC 287), não terão direito às regras de transição definidas na mudança.

Essas pessoas para se aposentar terão que contribuir, obrigatoriamente, por pelo menos 25 anos e terão de comprovar 65 anos de vida. Além disso, não poderão acumular o benefício com nenhum outro tipo de pensão, como é comum hoje no Brasil. O texto também deixa claro, que as normas valerão para empregados dos setores público e privado.

Mas para quem não será diretamente impactado pelas novas normas, o caminho também não é tão fácil assim, ou seja, os 39,8 milhões que se enquadrarão nas regras de transição terão de pagar um pedágio de 50% sobre os anos que faltam para se aposentar pelas normas atuais de tempo de contribuição.

Apesar de todas essas mudanças, há um consenso no mercado e entre os economistas liberais, de que a reforma é essencial para equilibrar as contas públicas, e que as mudanças são necessárias garantir a sustentabilidade do sistema, que hoje paga em torno de 33 milhões de benefícios ao mês, e tem um custo que gira em torno de 37 milhões.

Todos sabem, e não é de hoje, que existe um rombo enorme nessas contas e que a qualquer momento isso viria a tona, porém, novamente o aposentado, ou aquele que tem ou teria o direito de se aposentar, é o mais, senão, o único prejudicado, sendo deixado de lado suas necessidades e direitos.

Nós vamos além, e tocamos em um assunto que surpreendentemente e estranhamente não foi colocado por ninguém até o momento e afeta toda essa mudança, sem dizer que é o básico para qualquer pessoa se aposentar.

As pessoas para se aposentar, precisam contribuir com a previdência para ter este benefício, correto? Porém, todos esquecem ou até o momento esqueceram, que vivemos em um país, onde a pessoa após os 40 ou 45 anos, na sua grande maioria, não consegue mais se recolocar no mercado de trabalho, agora, imaginem pessoas com idade acima de 55 ou 60 anos procurando emprego.

Quais os benefícios que a proposta oferece às empresas e/ou ao mercado para contratar ou manter em seu quadro pessoas com idade acima de 40 ou 50 anos? Isso, antes de aprovado precisa ser muito bem debatido e não pode ficar nada de fora, pois do jeito que está, o número de pessoas que vão conseguir se aposentar é mínimo, e o número de pessoas que vão passar por sérias dificuldades e não irão conseguir se aposentar será enorme.

Vamos entender as necessidades e criar leis melhores e mais justas para os aposentados, eles, e nós, em um breve futuro, não podemos continuar pagando todas as contas.

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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