Qual o seu Grau de Responsabilidade?

Responsabilidae

Segundo o dicionário Michaelis, responsabilidade “é qualidade de responsável. O dever de dar conta de alguma coisa que se fez ou mandou fazer, por ordem pública ou particular. Imposição legal ou moral de reparar ou satisfazer qualquer dano ou perda. Chamar à responsabilidade: lembrar (a alguém) que é responsável por atos seus ou de outrem. Tornar efetiva a responsabilidade (a alguém): obrigar (alguém) a dar contas daquilo a que se obrigou ou que prometeu”.

Todos nós temos responsabilidades em nossas vidas, que podem ser de ordem pessoal, profissional, social, política e etc.. A cada ano que vivemos vai aumentando nosso grau de responsabilidade, onde chegamos inclusive a ser responsáveis não só por nós, mas pelos outros também. Mas será que todos tem noção e dão a devida importância ao seu grau de responsabilidade?

A responsabilidade é um dos principais princípios necessários para adquirir a confiança de qualquer pessoa, desde os líderes das empresas, passando pelos colegas de trabalho, chegando inclusive na família. A responsabilidade é necessária para demonstrar o quanto somos capazes de desempenhar tarefas com segurança e confiança.

A única forma de adquirirmos responsabilidades é através da experiência, ou seja, praticando. Para se tornar uma pessoa mais responsável é necessário ter atitude, é uma transformação de dentro para fora. Quando não somos pessoas responsáveis, é muito difícil alguém ter confiança em nosso trabalho e também no nosso desejo de ajudar alguém.

Vivemos uma vida onde somos exemplos constantes. Por isso, sempre falo principalmente para as pessoas que tem cargo de liderança nas empresas, que eles são constantemente observados, não só pelos seus lideres, mas também pelos seus liderados, por isso, cuidado, pois não temos como cobrar uma atitude de determinadas pessoas, se nós não somos uma pessoa exemplar não temos como cobrar ou até mesmo pedir uma atitude responsável do outro.

Precisamos lembrar que a responsabilidade por si própria não faz milagres, mas sim um conjunto de virtudes como: caridade, humildade, respeito, e principalmente a empatia, ou seja, saber se colocar no lugar do outro.

Infelizmente muitas pessoas que tem um cargo de gestão, seja empresarial, política, social e esportiva, não consegue imaginar o que o ato de ter responsabilidade pode refletir na vida de uma pessoa, das empresas, de famílias, de cidades, de países e até do mundo.

Depois do que lemos aqui, chegamos a conclusão que se praticarmos o dom da responsabilidade, seremos com certeza pessoas melhores, mais confiáveis e principalmente capazes de servir ao próximo com muito mais eficácia.

Porém, o que estamos vendo no mundo de hoje vem totalmente na contramão do que vimos até agora neste artigo. Lideres de empresas faltando com a responsabilidade na hora de admitir, demitir, planejar e lidar com clientes. Líderes políticos faltando com a responsabilidade de cuidar da vida das pessoas, vejam estas guerras sem proporções e que matam pessoas inocentes, inclusive crianças que nem sabe o porquê isso acontece, além de gastarem dinheiro público em seu benefício próprio, sem retorno ao povo. Hospitais faltando com a responsabilidade de atender a vida humana. Pessoas faltando com a responsabilidade dentro das empresas, querendo subir a qualquer custo, e para isso não medem esforços, passando inclusive a prejudicar outras pessoas com “golpes baixos”.

Portanto, fica aqui o nosso apelo, lutemos para que a nossa vida seja repleta de sucesso vindo do esforço sincero, e principalmente com muita responsabilidade com o próximo.

Qual o seu grau de responsabilidade? Você acha que falta mais responsabilidade as pessoas? Sua empresa possui um alto grau de responsabilidade com os seus colaboradores e clientes? Quando teremos políticos responsáveis?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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