Você tem Poder de Superação?
Segundo o dicionário Michaelis, superar é vencer, superar o adversário, ficar superior a, exceder, superar as dificuldades, obstáculos.
Durante nossa vida pessoal e profissional, passamos por diversas situações que necessitam superação, afinal, nem sempre a vida é um “mar de rosas”. Mas será que estamos prontos para superar todas as dificuldades em todos estes momentos?
Todos nós temos exemplos de superação própria ou de outras pessoas que presenciamos ao nosso redor, mas para exemplificar esses momentos de superação, podemos usar exemplos vindos do esporte, principalmente usando para isso a Copa do Mundo que está sendo realizada no Brasil.
No último sábado (28/06/14), acompanhamos um exemplo real do fator superação quando o goleiro da seleção brasileira Júlio César defendeu uma bola milagrosa durante a partida e depois defendeu duas penalidades máximas na disputa final de pênaltis, caso isso não tivesse acontecido, o Brasil estaria eliminado dentro de casa e de forma prematura, enfim, seria um vexame enorme.
Para quem acompanhou a Copa do Mundo de 2010, disputada na África, lembra que o goleiro foi considerado o principal vilão pela eliminação do Brasil ao falhar em um dos gols.
Depois deste triste episódio ele passou talvez os quatro piores anos de sua vida, chegando inclusive a ficar sem clube por um tempo, correndo até o risco de nem disputar a Copa do Mundo no Brasil. Porém, seu líder, o técnico Luiz Felipe Scolari, acreditou nele e o convocou para ser o seu goleiro titular.
O primeiro passo de superação de Júlio Cesar foi dado quando conquistou, ao lado de seus companheiros, a Copa das Confederações o ano passado (2013), mas para ele ainda era pouco, ele precisava se reerguer em uma Copa do Mundo, pois aquele erro do passado, ocorrido a quase quatro anos atrás ainda pesava muito para ele.
Depois da conquista da Copa das Confederações, mesmo com Júlio Cesar jogando bem e em alto nível, sua titularidade e até a sua convocação para a Copa do Mundo no ano seguinte foi colocada em dúvida pela imprensa, pois estava sem jogar.
Neste momento apareceu novamente o líder, Luiz Felipe Scolari vem a público e convoca muito antes da Copa o seu primeiro atleta, era ele, Júlio Cesar, que segundo seu líder, estava convocado, e que jogando ou não, ele estaria na Copa, pois ele confiava em Júlio Cesar.
No decorrer do tempo, Júlio Cesar foi emprestado pelo Queens Park Rangers para o Toronto FC e voltou a jogar, um alívio para ele, pois mesmo sabendo que seria convocado jogando ou não, com certeza seria melhor estar jogando, pois estaria em plena atividade e pronto para os desafios.
Depois de muito trabalho, dedicação, empenho, entrega, comprometimento, apoio e muita fé, deu tudo certo e ele chegou para a disputa da Copa do Mundo no Brasil em plena forma, e pronto para tentar superar a falha de 2010 e a desconfiança de boa parte da imprensa e da torcida.
Chega então o dia 28/06/14, uma partida de oitavas de final da Copa do Mundo no Brasil contra o Chile, um jogo complicado dentro de uma Copa onde o Brasil não conseguiu até o momento jogar bem. A partida vai para os pênaltis, neste momento todos dentro e fora do estádio olham para ele, Júlio Cesar, ele era o jogador que poderia definir a passagem ou não do Brasil para a próxima fase.
Júlio Cesar sente que naquele momento estava sendo dada a ele a chance de superar o drama vivido em 2010 e conquistar definitivamente a confiança de todos, e foi exatamente isso que aconteceu, com lágrimas nos olhos de emoção e alegria, ele que já tinha defendido uma bola milagrosa durante a partida e ainda teve ao seu lado a sorte, quando uma bola bateu em sua trave no último momento da prorrogação, defendeu dois pênaltis e contou novamente com a sorte, quando no último pênalti chileno, a bola bateu em sua trave e não entrou.
Naquele momento o Brasil estava classificado e tinha superado uma grande batalha contra um grande adversário, e Júlio Cesar tinha se superado e dado a volta por cima, sendo feita a justiça a um profissional que trabalhou durante quatro anos em silêncio, de forma digna, correta, superando gozações e até humilhações por uma falha dentro de um jogo que não só ele falhou, outros jogadores falharam, o juiz falhou, mas a grande maioria direcionou somente a ele esta “falsa culpa”.
Alguns vão querer dizer que o Brasil não ganhou nada ainda, que se perder na próxima fase, tudo isso que ele fez ficará no esquecimento. Claro que não, isso ficará no esquecimento apenas das pessoas e profissionais de baixo nível, aqueles que não sabem reconhecer o trabalho de uma pessoa para atingir a superação. Mas precisamos lembrar que quando ele falhou na Copa da África em 2010 contra a Holanda, também não era uma final de Copa, era uma quartas de final, se passasse, o Brasil jogaria ainda uma semifinal, ou seja, também não tinha ganho nada, apenas avançado mais uma fase.
Por isso, nunca desista ou abaixe a cabeça devido a uma falha, ou erro, levante a cabeça, reúna forças, cerque-se de pessoas que lhe apoiam, tenha fé e vá a luta, rumo a superação, todos um dia cometeram e vão cometer falhas, isso não é motivo de vergonha, motivo de vergonha é abaixar a cabeça e se entregar a derrota, vão em busca da superação. Lembre-se, você é maior que seus problemas, vão em frente, SUPERAÇÃO SEMPRE.
Você já se superou alguma vez? Conhece exemplos de superação? Ajudou alguém a se superar? Você acredita em superação? Você tem poder de superação?
Um grande abraço a todos!
Comentários