Você Questiona as Regras?
Quantas vezes você já ouviu a velha frase? Isso sempre foi feito desta forma e deu certo, para que mudar? É exatamente nesta palavra que está o segredo de tudo, mudar.
Para contrariar esta frase e sair da mesmice, basta você olhar para as coisas, ver como elas são feitas e perguntar: “Mas por que isso tem que ser feito assim? Será que não existe outra forma de fazer isso de uma maneira melhor?”
As regras, normas e procedimentos existem, são necessários, mas não são eternos. Podem e devem ser questionados e melhorados. O mundo dos negócios evoluiu e continua evoluindo rapidamente, bem como os clientes, sendo assim, dificilmente uma regra que valeu ontem, vai continuar valendo amanhã.
Por isso, o mercado precisa cada vez mais de profissionais que questionem regras, as quebrem, e tragam uma nova energia para as empresas, formas diferentes de agir, pensar e realizar.
Mas será que os profissionais estão preparados para questionar estas regras? Será que estão preparados para convencer seus lideres e liderados que é necessário mudar? Estão preparados ainda para defender suas ideias e provar porque ela é melhor?
Está aí lançado um grande desafio, mudanças. Muitos líderes são resistentes às mudanças e não aceitam o questionamento das regras, das normas e procedimentos, e quando são questionados, a grande maioria não gosta e acabam demitindo ou “colocando na geladeira” o colaborador, que se vê sem chances de crescimento dentro da empresa.
Se você líder pensa assim, cuidado, já passou da hora de você enxergar o mundo de outra forma. As únicas certezas que temos na nossa vida é que vamos morrer um dia e que a vida será cheia de mudanças. Se estas mudanças serão positivas ou negativas, depende de você.
Lembrem-se, ao questionar uma regra, você precisa ter conhecer a fundo como ela funciona, fazer questionamentos pertinentes, baseados em fatos reais e ter algo melhor para propor, caso contrário, será considerado apenas como alguém querendo aparecer ou criar problemas.
Desta forma, para você questionar regras com propriedade e sair da mesmice, você precisa estar sempre um passo a frente da rotina, para não deixar ela dominar sua vida e sua mente.
Imagine você começando aquela mesma regra, norma ou procedimento do zero, como se ela ainda não existisse, use sua experiência, analise sobre todos os pontos de vista, seu, da empresa, do cliente e do não cliente, pois você quer que um dia ele seja seu cliente também. Agindo desta forma, você vai enxergar as coisas de forma mais clara e simples, podendo ter embasamento suficiente para saber se deve questionar uma regra ou não, se tem uma opção melhor ou não.
Lembrem-se, não tem nada de errado em questionar as regras, normas ou procedimentos, o errado pode ser a forma de questionar, por isso, se prepare bem, tenha um excelente conhecimento do assunto e saiba questionar.
Sua empresa dá liberdade para você questionar as regras? Seu líder dá esta abertura aos seus liderados? Você questiona as regras? Já questionou regras alguma vez e se arrependeu?
Um grande abraço a todos!
Comentários