Você Aguenta Pressão?
Com um mercado cada vez acirrado e competitivo, aumenta o peso da pressão em todos os setores, porém, as Centrais de Atendimento, é um dos departamentos que mais sofrem na pele esta pressão. As vezes esta pressão vem de forma excessiva e até exagerada, aumentando a tensão dentro das Centrais de Atendimento, chegando a deixar algumas pessoas doentes.
As pressões ocorrem por diversos motivos, mas os principais são: atingimento de metas, prazos apertadíssimos, a cobrança por resultados e a qualidade de atendimento, e este excesso de pressão, assombra empresas e profissionais.
Mesmo sendo uma realidade, onde para alguns profissionais esta pressão não assusta, o fato é que uma boa parte dos profissionais não consegue lidar bem com a pressão, com isso, os profissionais menos experientes, aqueles que estão pisando em uma Central de Atendimento pela primeira vez, são os mais propensos a sentir toda esta pressão e acabam ficando assustados e até desmotivados.
Claro que isso depende de cada profissional, mas pessoas mais experientes, que têm domínio da sua área de atuação, conseguem administrar melhor o tempo e se planejar de forma mais adequada para suportar este peso.
As empresas estão preparando seus profissionais para muitas coisas, mas não para enfrentar e administrar a pressão, e este despreparo, pode sair muito caro, arruinando uma equipe, alguns profissionais e até a empresa. Por isso, de acordo com os especialistas, quem está sofrendo com toda esta pressão, pode adotar algumas estratégias para tentar lidar de uma forma mais saudável com a temida, mas necessária pressão, pois a tendência é de mais pressão vindo por aí.
Seja transparente: Ficar em silêncio não vai ajudá-lo. Chame seu líder para um bate papo e exponha as suas preocupações e os motivos que estão te deixando sobrecarregado, mas antes, certifique-se que de fato, as metas estão além da sua capacidade e apresente uma sugestão plausível.
Defina as prioridades e negocie os prazos: Hoje em dia, tudo é para ontem, tudo é urgente e tudo é prioridade. Só de pensar nisso, já dá um “tic” nervoso, afinal o número de clientes aumenta e o seu quadro não aumenta na mesma proporção por exemplo. Sendo assim, negocie muito bem os prazos, como por exemplo, contratações, treinamentos, início de novos projetos e etc.. Normalmente as pessoas mais jovens e menos experientes, na ânsia de crescer mais rápido, aceitam os prazos impostos sem negociar, desta forma acabam ficando estressados e sobrecarregados, não entregando os resultados esperados.
Faça um cronograma: Após negociar metas e prazos, monte um cronograma, pois desta forma você vai conseguir gerenciar melhor o enorme número de informações, cumprir os prazos e bater as metas, lembre-se, organização e planejamento é tudo para se chegar aos resultados esperados, pois você se torna mais produtivo.
Converse com os outros: Saber as estratégias e ouvir a experiência de outras pessoas para lidar com a pressão é muito útil e ajuda bastante. Não tenha receio, medo ou vergonha, fale abertamente das suas dificuldades, peça ajuda. Discuta as metas com a sua equipe, deixe-os falar e sugerir também.
Desligue-se quando puder: A qualidade de vida é muito importante, não misture as coisas, no seu lazer, na companhia da família e dos amigos, evite pensar em trabalho, curta o momento. Tire férias, aproveite todos os momentos, isso ajuda a manter o equilíbrio e o bem estar.
Pratique um esporte: O esporte é um excelente fortalecedor da saúde, da mente e do equilíbrio, nunca deixe de praticar, seja qual for o esporte, o importante é fazer.
Você sabe lidar com a pressão? Está preparado para enfrentar a pressão do mercado? Sua equipe sabe trabalhar sobre pressão? Sua empresa prepara as pessoas para trabalhar sobre pressão? Você acha que a pressão é boa ou ruim?
Um grande abraço a todos!
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