Mudou o Líder! Quando Aparecem os Resultados?
Em todos os segmentos, por vários motivos, existem trocas de lideranças. Acompanhamos isso diariamente não somente nas empresas mas também em clubes de futebol, seleções, na política, na religião e etc..
Estas trocas ficam mais claras quando são em nossas empresas ou quando são relatadas pela mídia, e com isso temos a oportunidade de acompanhar o desempenho destas trocas. Um grande exemplo disso é o esporte, mais precisamente o futebol e o vôlei.
Quando muda a liderança, as equipes podem ficar desestabilizadas, se recuperando mais, ou menos rápido, ou até mesmo não conseguir se recuperar, necessitando outra troca.
Para evitar isto, as empresas precisam estar muito atentas para saber quais são as expectativas dos colaboradores em relação a quem chega, as circunstâncias que afetariam negativamente as reações da equipe à mudança, e métodos para administrar as reações negativas, por isso, é necessário colocar alguém que tenha o perfil da empresa e do grupo, ou caso o objetivo seja uma mudança de postura e cultura, é necessário que este novo líder receba informações sobre a equipe que tem, sobre o que a empresa espera dele e quais os resultados que ela deseja que este líder alcance.
É preciso também, avaliar muito bem o motivo do desligamento do líder anterior, caso contrário, o novo líder poderá enfrentar forte resistência, o que pode atrapalhar seu serviço, fazendo com que sua passagem pela empresa seja muito rápida.
Como já coloquei em outros posts, as pessoas e a forma de liderar são únicas e insubstituíveis, já os cargos, estes sim são substituíveis. Portanto, qualquer novo líder vai ocasionar uma nova dinâmica de trabalho da equipe, desta forma, a equipe deve se preparar e/ou ser preparada para ter um desempenho de acordo com esta nova dinâmica de trabalho.
Sabemos que toda mudança, mas principalmente uma mudança de liderança tem seu tempo de maturação, tempo para a equipe se acostumar com o novo líder, com sua forma de liderar, de pensar, de reagir e de trabalhar, como também o contrário, o líder se adaptar com a equipe, conhecer as características de cada um, forma de pensar, de agir, reagir e trabalhar, porém, se o líder demora demais para assimilar a cultura do grupo e/ou da empresa e se adaptar, este atraso pode ser crítico e resultar em perda de produtividade, insatisfação, atrito e demissão do mesmo.
Cabe a ele líder, prolongar ou encurtar esse processo de adaptação, isso é inevitável, mesmo porque o novo líder vem com outra história, suas próprias normas e necessidades.
Porém, cabe também a empresa, ajudar nesta mudança e adaptação, dando suporte e apoio total ao novo líder, reconhecendo ainda, que existe o tempo de maturação e que os resultados não vão aparecer do dia para a noite. Devido a isso, uma mudança, principalmente de liderança, deve ser muito bem pensada e fundamentada.
Vejam o exemplo do futebol brasileiro, onde os líderes (técnicos de futebol) na sua grande maioria duram muito pouco tempo no cargo, não tendo tempo suficiente de aplicar seus métodos de trabalho e conquistar os resultados esperados, isso ocorre na maior parte das vezes devido a imaturidade da grande maioria dos dirigentes de futebol brasileiro, que agem mais com a emoção do que com a razão.
Veja o exemplo do poderoso e vitorioso Barcelona da Espanha. No dia 08 de maio de 2008, Guardiola foi nomeado oficialmente técnico (líder) da equipe, assumindo a partir da temporada 2008-2009, substituindo o técnico (líder anterior) holandês Frank Rijkaard, desde então, se tornou o maior treinador estreante de todos os tempos, superando até o lendário e polêmico Cruyff, conquistando nada menos que 7 Campeonatos, a Copa do Rei, o Campeonato Espanhol, a Supercopa da Espanha, a Liga dos Campeões da UEFA, a Supercopa Europeia e a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, tudo isso em uma mesma temporada, inclusive conquistando diversos prêmios de melhor treinador (líder) do ano por revistas e associações de renome, superando oponentes e fortes candidatos como José Mourinho técnico do Rela Madrid, maior rival do Barcelona, entre outros.
Depois de tanto sucesso, tantas conquistas e encantar o mundo com a forma do Barcelona jogar, em 27 de Abril de 2012, Guardiola anunciou que não era mais o treinador do grande, poderoso e vitorioso Barcelona. Ele declarou que iria descansar por um ano, assim não assumindo o comando de nenhuma equipe durante uma temporada. Após muitos rumores sobre seu acerto com clubes ingleses, Guardiola fechou acordo com a equipe alemã do Bayern de Munique para a temporada 2013-2014, onde ele mal chegou, e não só já mudou a forma do Bayern jogar, mas também já conquistou seu primeiro campeonato.
Porém, desde sua saída, o Barcelona vem caindo, a prova disso é que contratou agora seu terceiro técnico (líder) em 2 anos, situação nada normal. Este novo técnico (líder), implantará sem dúvida um novo ritmo de trabalho e vai mudar a filosofia, será feita uma renovação, por isso, tempo e paciência são fundamentais neste momento de transição.
No Vôlei temos os exemplos de Bernardinho na equipe masculina e José Roberto Guimarães na equipe feminina, dois vencedores com perfis bem diferenciados, mas que sabem como tirar o máximo de suas equipes, quem vier futuramente para substituí-los terá uma dificuldade de adaptação, por isso, é necessário paciência, pois não será fácil encontrar outros líderes que conquistem os resultados que eles conquistaram.
Para conquistar a nova equipe, não há outra forna a não ser mostrando competência. E competência quer dizer repartir conhecimentos técnicos junto com habilidade de relacionamento. Se a equipe percebe que o novo líder sabe o que fala, tem segurança profissional, e consegue mostrar com clareza as diretrizes que consideram adequadas, vai respeitá-lo, voltar a ter produtividade, comprometer-se com o projeto e se sentir mais satisfeita.
Sua empresa costuma trocar de líderes com frequência? Ela dá este tempo de adaptação ao novo líder? Ela apóia o novo líder? Você já passou por uma situação parecida? Conhece alguém que tenha passado por esta situação? Existe um tempo para aparecerem os resultados?
Um grande abraço a todos!
Comentários