Fatores de Motivação

Motivação

No decorrer dos anos e principalmente hoje em dia, se fala muito de motivação. Mas afinal, o que é motivação?

Segundo o dicionário Michaelis, motivação é o ato de motivar, exposição de motivos, uma espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, determinando um dado comportamento, um processo de iniciação de uma ação consciente e voluntária.

Entendo que a motivação é algo que parte da pessoa e não dos outros e nem das empresas, você precisa se motivar, caso contrário, nada o motivará de fato, podem ser apenas coisas passageiras.

Porém, existe o que chamamos de fatores de motivação, ou seja, coisas que acontecem e colaboram positivamente para o clima de motivação dentro das empresas. Listamos a seguir, os principais fatores de motivação levantados através de pesquisas que foram realizadas no Brasil e em outros países.

O primeiro destes fatores é dar aos colaboradores as informações necessárias para a realização de um bom trabalho (inclusive por meio de treinamentos). Hoje existem muitas empresas que colocam pessoas para atender os clientes, sem um treinamento adequado e sem o material necessário para fornecer as informações solicitadas pelos clientes, bem como solucionar os problemas.

Outro fator importante é dar feedback regular aos colaboradores, muitas empresas, através de seus líderes, não praticam esta atividade importante e fundamental para o desenvolvimento das pessoas e das empresas. A falta desta atitude deixa os colaboradores sem resposta sobre os trabalhos que eles estão realizando, não sabendo se estão indo bem ou não, se estão fazendo certo ou errado, isso acaba causando frustração.

O terceiro fator de motivação também muito importante é solicitar ideias aos colaboradores e envolvê-los em decisões sobre suas funções. Muitos líderes não incentivam os seus subordinados a apresentar ideias e sugestões e também não conversa com os mesmos sobre o seu trabalho, compartilhando decisões e funções do trabalho executado.

Mais um fator fundamental é criar canais de comunicações fáceis de usar. Muitas empresas falam que querem ouvir seus colaboradores, ouvir as críticas, sugestões e ideias, mas criam canais de comunicação nada fáceis de usar, o que acaba deixando estes colaboradores desanimados e até desconfiados sobre até que ponto a empresa quer mesmo se comunicar com seus colaboradores, isso é um fator negativo.

Aprender com os próprios colaboradores sobre aquilo que os motiva. Muitos líderes e empresas acham que sabem tudo sobre seus colaboradores e querem “adivinhar” o que de fato os motiva, outro engano grave, pois estas “adivinhações” acabam na maioria das vezes criando um clima de desmotivação, ou seja, ocorre o efeito contrário. Nada melhor que conversar olho no olho com seus colaboradores e saber o que de fato os motiva, os fazem bem.

Outro fator é aprender quais as atividades desenvolvidas pelos colaboradores quando dispõe de tempo livre. Quando o líder faz isso, ele mostra ao seu colaborador que também se preocupa com o seu bem estar fora da empresa, isso ajuda por exemplo, na hora de criar uma campanha, pois se você quiser presentear o seu colaborador com algo para o lazer, já vai saber se ele quer um par de ingressos para o cinema, para o teatro, se prefere um parque aquático, ler e etc..

Cumprimentar pessoalmente o colaborador por um trabalho bem feito é outro fator fundamental de motivação. Muitos líderes não cumprimentam seus colaboradores porque acham que fizeram nada mais que a sua obrigação, outro triste engano, seja sincero e mostre o quanto você e a empresa ficaram satisfeitos com aquele trabalho realizado, os bons resultados que ele trouxe. Mostre para os colaboradores o quanto aquele trabalho é importante.

Enviar uma mensagem escrita ao colaborador elogiando seu desempenho é mais um fator motivador. Muitos líderes do passado faziam isso com frequência, hoje, esta atitude é mais rara, mas é muito importante, existem colaboradores que guardam estas mensagens como um troféu.

Mais um fator de motivação fundamental segundo as pesquisas, é reconhecer publicamente um trabalho bem feito. Muitos líderes fazem exatamente o contrário, criticam em público o erro e se chegarem a elogiar, faz em segredo. O pior desta atitude é a explicação dada pelos líderes que tem este tipo de conduta. Eles alegam que chamar a atenção em público por algo errado, serve como exemplo para os outros não cometerem o mesmo erro. A explicação é tão ruim como a atitude, lamentável. Existem outras formas éticas, respeitosas e dignas de informar os colaboradores para evitar erros ou falhas que são cometidas no dia a dia.

Promover reuniões destinadas a comemorar o sucesso do grupo, é sem dúvida um fator motivacional importante. Hoje em dia nas empresas falta muito isso, o ato de comemorar o sucesso, compartilhar a alegria, o esforço reconhecido, a meta atingida ou até mesmo superada.

Mais um fator importante é dar ao colaborado uma tarefa desafiante para executar. Mexa com seu colaborador, traga algo novo, o desafie com novos trabalhos, novas atividades, faça com que seus colaboradores se sintam capaz de fazer algo melhor e diferente.

Verificar se o colaborador dispõe das ferramentas para realizar o melhor trabalho. Muitas vezes as empresas cobram resultados de uma Ferrari dos seus colaboradores, mas os dão um motor de Fusca, não vai dar certo. As pessoas não vão entregar o resultado e vão se sentir incapazes, criando um clima de desmotivação. Claro que podemos usar a política do fazer mais com menos, mas não a política do fazer mais com nada.

As pessoas tem uma vida fora da empresa, tem família, necessidades, sonhos, responsabilidades, por isso, é fundamental reconhecer as necessidades pessoais dos colaboradores.

Para promover alguém, devemos usar sempre o desempenho e o perfil como base para esta promoção. Esta situação sempre causa desconforto e desmotivação dentro das empresas, pois na maioria das vezes os critérios não são, ou não ficam claros, dando margem a comentários sobre a transparência deste processo, causando também a desmotivação.

Outro fator importante é o fato da empresa enfatizar o compromisso da dela com a manutenção do emprego a longo prazo. Isso cria um clima de tranquilidade, segurança e confiança.

A empresa como um todo precisa estimular o sentido de cooperação e equipe. Hoje em dia ninguém faz ou chega em algum lugar sozinho, a cooperação e o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso, para o aprendizado e para a motivação.

Remunerar as pessoas de forma competitiva, em função do que elas valem. Uma política de salários e benefícios agressiva, competitiva e que mostre o valor que estas pessoas tem para a empresa é fundamental também para garantir a motivação e a troca de comprometimento.

Participação nos lucros é uma forma de dar aos colaboradores uma razão financeira para serem excelentes. O fato dos colaboradores saberem que podem aumentar ainda mais seus ganhos através de uma participação nos lucros os fazem mais motivados e mais comprometidos, pois se trabalham mais e melhor, ganham mais e melhor. Desta forma, se o salário está baixo, a culpa não é do “patrão” ou do governo, é dele colaborador que não está dando o seu melhor.

Você é uma pessoa motivada? Você tem estes fatores de motivação? Sua empresa fornece estes fatores de motivação?

Um grande abraço!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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