O mundo do Jornalismo e da Cidadania com Denise Delfim
Continuando dentro do nosso compromisso de trazer sempre as melhores entrevistas, através de pessoas que tragam conteúdo e conhecimento aos nossos leitores, trouxemos para a entrevista de dezembro, que abre o ano de 2014, Denise Delfim. A entrevista será publicada em duas partes, hoje e amanhã.
Denise Delfim é jornalista, trabalhou na sua área e também como redatora de publicidade, realizou eventos, coordenou cursos de jornalismo online para o Senac e teve uma assessoria de imprensa, até ficar grávida e criar o Jornal Pedaço da Vila. Denise foi eleita no dia 08/12/13 Membro do Conselho Participativo Municipal.
O jornal Pedaço da Vila nasceu em 2001 com o intuito de ser um veículo comunitário para revelar o que acontece na Vila Mariana, e onde o antigo e o novo fossem integrados.
Hoje o jornal tem uma tiragem mensal de 12.000 exemplares distribuídos gratuitamente na região: 120 edifícios, 2.000 casas, inúmeros pontos de referência, como: Sesc Vila Mariana (único veículo de comunicação que não é ligado à instituição que é distribuído no local), Cinemateca Brasileira, Centro Universitário Belas Artes, Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM, Senai Anchieta, Instituto Biológico, Subprefeitura da Vila Mariana, entre outros pontos comerciais da região como Shopping VM-Vila Mariana, padarias, supermercados, drogarias, restaurantes, bares e bancas de jornal estrategicamente escolhidas para cobrir toda a região. Os jornais são disponibilizados em displays criados especialmente para facilitar o acesso dos nosso leitores.
Segue abaixo a nossa entrevista:
Blog Gestão 3.0: Qual a importância do jornalismo para um país, em especial o Brasil?
Denise Delfim: O jornalismo livre, sem censura, é essencial para que um país seja democrático. Infelizmente, o poder econômico também cerceia as informações. Mesmo assim, melhor com uma imprensa “livre”. No Brasil podemos ver sua importância pelos inúmeros casos de corrupção publicados diariamente. Se não fosse a imprensa, será que saberíamos, pelo menos, dessas denúncias?
Blog Gestão 3.0: Como surgiu a ideia de criar um jornal de bairro?
Denise Delfim: Já havia trabalhado em outros veículos de comunicação (sou da época em que não havia computador) e, ao ficar grávida, resolvi criar um jornal diferente que fosse a cara da Vila Mariana (bairro em que nasci e vivo até hoje). O objetivo era fazer o que sei, próxima de meus filhos.
Blog Gestão 3.0: Quando montou o jornal, você esperava todo este sucesso? Um jornal com mais de 10.000 tiragens? Sucesso no impresso e na internet?
Denise Delfim: Hoje são 12 mil! Realmente não imaginava que fosse durar 3 anos, e hoje o Pedaço da Vila entrou no seu 13.º ano! Independentemente da qualidade editorial, não imaginei que a Vila Mariana rendesse tanto assunto!
Blog Gestão 3.0: Qual o segredo da credibilidade sua e do jornal Pedaço da Vila?
Denise Delfim: Fazer as coisas com responsabilidade e seriedade.
Blog Gestão 3.0: Você correu atrás de um novo desafio, e foi eleita para o Conselho Participativo Municipal, o que você vai fazer lá?
Denise Delfim: Defender a qualidade de vida, dar sugestões para a melhoria do bairro e defendê-lo da voracidade dos empreendimentos imobiliários. Não queremos que a Vila Mariana se torne um bairro como Moema, por exemplo.
Blog Gestão 3.0: Qual a real importância deste Conselho Participativo Municipal para a nossa cidade?
Denise Delfim: É o primeiro ano, ainda não dá para adiantar muita coisa… (nem empossada fui!). Mas, acredito que será importante, pois os conselheiros são lideranças locais e conhecem bem o espaço onde vivem e não têm interesses econômicos (pelo menos os conselheiros que conheço!) como os vereadores.
Blog Gestão 3.0: Quais serão suas principais atuações?
Denise Delfim: Meio ambiente, relação de vizinhança, mobilidade urbana, ficar mais próxima da subprefeitura… Como disse, não posso adiantar muito…
Amanhã teremos a segunda parte da entrevista.
Um grande abraço!
Comentários