Aprendendo com Philip Kotler

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Foi realizado nos dias 4, 5 e 6 de novembro, no auditório do Transamérica Expo Center em São Paulo, a HSM ExpoManagement 2013, e o evento que já é tradicional, contou com um time de primeira, composto por especialistas em gestão e que apontaram os caminhos da área e traduziu o futuro para uma plateia selecionada.

Entre os palestrantes, estiveram os grandes gurus como Michael Porter, Philip Kotler, Regis Mckenna, Andrew Mcafee, Paul Ormerod entre outros. O evento é considerado o maior de management do Brasil, tendo uma procura muito grande já nos primeiros dias de inscrição.

Temas como Ética, Sustentabilidade, Marketing e Liderança, foram alguns dos assuntos debatidos como muita profundidade e com a precisão que os novos tempos exigem.

Vamos citar hoje o que falou Philip Kotler, considerado a maior autoridade mundial em administração e marketing e um dos papas da administração ao lado de Peter Drucker.

Philip Kotler foi a atração que encerrou o evento, e o assunto foi sobre como criar marcas fortes e conseguir vencer em um mercado global e muito competitivo. Falou ainda mais, segundo Philip Kotler insistiu no fato de que o Brasil precisa construir empresas mais globais, empresas que atuem em outras partes do mundo, ou seja, sair do seu quintal. O ideal seria começar pelos países vizinhos, pois foi desta forma que algumas empresas mexicanas começaram sua expansão, onde abriram filiais no Texas (EUA).

Outro alerta importante dado por ele, foi endereçado não só aos participantes do evento, mas também para qualquer outro profissional, principalmente aos que atuam como administradores: “Se, daqui  a cinco anos, você estiver no mesmo ramo em que está hoje, seu negócio não existirá mais”.

Kotler citou 8 dicas fundamentais para vencer e criar marcas fortes, são elas:

Amplie sua participação de mercado: ofereça preços melhores, aperfeiçoe a distribuição, melhore o atendimento (já falamos diversas vezes em nossos posts), inove ou então alie-se a concorrência.

Crie clientes e stakeholders engajados: “Quem realmente gosta de sua marca? Lembre-se que a escassez não é de produtos e serviços, e sim de novos consumidores”.

Melhore a força de sua marca: marcas fortes podem cobrar mais pelos seus produtos.

Inove em produtos, serviços e experiências: “gosto muito da afirmação de Peter Drucker, de que uma empresa tem duas, e apenas duas funções básicas, que são marketing e inovação, elas produzem resultados, o resto são custos”.

Cresça expandindo-se internacionalmente: produtos desenvolvidos em um país como bolsas da marca Gucci, ou canetas Mont Blanc, vem sendo recebidos com entusiasmo no mundo inteiro.

Faça aquisições, fusões e alianças: Michael Porter estuda empresas que optaram por esse caminho, e o risco é que a estratégia se dissipe, em vez de criar valor para os acionistas. Desta forma, é preciso analisar muito bem os motivos cruciais de uma compra ou fusão.

Construa uma extraordinária reputação de responsabilidade socioambiental empresarial: Em um futuro breve, não haverá mais espaço para empresas que não atuem com base em princípios éticos.

Faça parcerias com governos e ONGs: “o governo pode contribuir imensamente para melhorar o desempenho do setor privado, investindo em infraestrutura, defesa, educação, segurança e saúde, emergências e direção”.

Vocês acham estas dicas corretas? Elas são importantes para sua empresa? Sua empresa pratica alguma delas?

Um grande abraço a todos!

Referência: revista administrador profissional

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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