A importância de um bom instrutor de treinamento!
Em tempos de mercado muito concorrido, como o que vivemos hoje, o treinamento passa a ser cada vez mais primordial na conquista deste mercado. Porém, não basta ter apenas um excelente programa de treinamento, é preciso também que os instrutores estejam a altura destes treinamentos.
Os instrutores são os profissionais responsáveis por atuar na transmissão do conteúdo teórico e prático do programa de um treinamento, por isso, esta função é muito valorizada pelo mercado, pois um bom instrutor faz muita diferença no sucesso do treinamento.
Devido a toda esta importância dada a este cargo e que é sem dúvida justa, na hora de selecionar um instrutor ou instrutores, as empresas devem analisar de forma bem detalhada os currículos dos indicados, buscando verificar se esses profissionais estão adequados aos programas de treinamento e a cultura da empresa, e somente a partir destas análises deve-se dar início a seleção do candidato ou candidatos. Segundo Chiavenato, (2006) o êxito do treinamento dependerá do interesse, do gabarito e, da experiência dos instrutores, por isso, a importância da seleção.
Estes profissionais precisam possuir algumas qualidades pessoais como: facilidade em se relacionar com as pessoas, ser um profissional motivado para esta função, ter raciocínio rápido, excelente didática, fácil exposição, que possua também ferramentas necessárias para a condução de grupos de estudo, que sejam profissionais que possuam muita experiência que foi adquirida durante toda a sua vida pessoal e profissional, que seja um facilitador, que saiba propiciar um ambiente agradável e aberto na busca do conhecimento/aprendizado.
Os instrutores devem possuir também outras características fundamentais como: uma personalidade que transmita segurança aos treinandos, ter o domínio e o conhecimento do assunto, ter uma excelente comunicação em todos os sentidos, criar vínculo com os treinandos, ser um líder nato onde se destaca a influência, ter uma grande habilidade em vender ideias, saber se colocar no lugar das outras pessoas, ou seja, ter empatia, ser muito ético nas relações, nos procedimentos e nas análises para não deixar ninguém constrangido, estar sempre atualizado em relação aos métodos e técnicas didáticas, e finalmente aquilo que talvez seja o mais importante, gostar de gente.
O instrutor ou instrutores devem conhecer as responsabilidades das suas funções e estar disposto a assumi-las, por isso, todas estas responsabilidades devem ficar claras na hora da contratação evitando criar problemas no futuro, pois a tarefa do instrutor de treinamento não é fácil, é árdua e chega a envolver alguns sacrifícios até pessoais em determinados momentos.
Quanto maior o grau de experiência e de conhecimento do tema/assunto o instrutor possuir, melhor ele irá desempenhar esta função, enfim, o instrutor precisa ser um estudante contínuo.
Como o objetivo final de todo o treinamento é proporcionar e garantir o aprendizado dos treinandos, os instrutores devem usar também alguns fundamentos de psicologia da aprendizagem, ou seja, motivação, atenção, feedback, retenção, transferência e diferenças individuais.
É importante ainda que o instrutor seja um agente de mudança e faça com que os treinandos participem ativamente deste processo de aprendizado, por isso, clareza, objetividade e participação de todos, são fundamentais também para o sucesso de um treinamento.
Outras dicas importantes para um instrutor são: organize-se com antecedência, revisando o plano de treinamento e os temas que serão abordados, afinal, você instrutor é o responsável por facilitar a aprendizagem dos treinandos, chegue sempre com uma boa antecedência para ter tempo de se preparar, organizar os materiais e testar as ferramentas de trabalho, confira se todos os materiais necessários estão disponíveis, se tem o número de cópias suficiente, observe e cumpra sempre o tempo estipulado para cada atividade, isso é fundamental para não tornar o treinamento cansativo e para não passar uma imagem de desorganização e falta de preparo, procure sanar as dúvidas dos treinandos sempre no momento que elas surgirem, prepare-se para falar, saiba o máximo e mais um pouco sobre o tema que vai falar, saiba fazer as analogias necessárias, por isso, treine antes das apresentações, passe o conteúdo com outras pessoas, administre o tempo com elas, é como no esporte, existe o treinamento antes da apresentação, seja você, seja natural, não tente agir como alguém que não seja você, isso pode causar sérios problemas, nunca confie na memória, tenha sempre em mãos um roteiro de apoio, muita atenção com a linguagem, use sempre a linguagem correta, lembrem-se, erros grosseiros podem ser fatais, conheça quem são os treinandos, analise sempre que possível o perfil da equipe antes, saiba um pouco das características e expectativas das pessoas, tenha começo, meio e fim nas apresentações, desta forma, o planejamento é tudo neste momento, mostre um cronograma a todos, apresentando tudo que vai acontecer e quais serão os temas abordados, tenha uma postura correta, saiba se movimentar, seja bem humorado, mas cuidado para não exagerar e deixar as pessoas constrangidas ou sem graça, faça o bom uso dos recursos audiovisuais.
Estas são algumas dicas sobre como ser um bom instrutor de treinamentos e atingir os objetivos esperados por todos, empresas, clientes, treinandos e mercado.
Gostou desta função? Você seria um bom instrutor? Conhecem bons instrutores? Acharam corretas as colocações? Sua empresa possui bons instrutores?
Um grande abraço a todos!
2 de janeiro de 2017
Instrutoria é uma área que me encanta muito na minha empresa, tenho interesse em seguir está carreira. Hoje tenho curso técnico em administração e gostaria de saber quais cursos devo buscar para me especializar nesta área.
Obrigada.
18 de abril de 2017
Carlos, estou realizando uma pesquisa sobre a atuação do instrutor dentro de um Call Center. Gostaria que conversar com você sobre este tema.