Empresas inimigas do cliente!

empresa inimiga

Muitas empresas falam sobre qualidade no atendimento, respeito ao consumidor, dizem ainda que o cliente é muito importante para a empresa, que sem cliente a empresa não existe e assim sucessivamente, mas a muito tempo temos acompanhado que não é bem isso que acontece, as palavras são encantadoras, os slogans maravilhosos, nos fazem acreditar que estamos no primeiro mundo no que se diz respeito a atendimento, porém, a prática é totalmente diferente.

Tanto isso tudo é verdade que em uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Justiça à FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostrou que 36% dos clientes, ou seja, quase 40%, dizem ter passado por algum desrespeito aos seus direitos de consumidor nos últimos 12 meses.

Segundo ainda a mesma pesquisa, 88% dos clientes deste grupo afirmaram que procuraram as empresa para tentar solucionar os problemas, porém 51% destes clientes falaram que nada adiantou, pois os problemas não foram solucionados.

A pesquisa ouvir entre dezembro/12 e janeiro/13, 1294 pessoas, sendo que a margem de erro é de 2,7%.

A pesquisa apontou também que grande parte destes clientes (91%) conhecem e sabem da existência do Código de Defesa do Consumidor, mas somente a minoria (34%) vão atrás de seus direitos quando se sentem desrespeitado na relação de consumo, já 19% nunca reclamaram.

Os principais motivos alegados pelos clientes por não reclamarem e que somam 44% das respostas, são por achar que reclamar não adianta nada, ou ainda devido a demora excessiva.

Diante da persistência do problema não resolvido pelas empresas, 51% dos clientes, ou seja, mais da metade não fez nada, 13% acionaram o Procon, 13% acionaram o Poder Judiciário e apenas 2% dizem ter procurado as agências reguladoras.

Os números não mentem e nos mostra a triste realidade em que se encontra o consumidor brasileiro e as empresas em relação a atendimento e solução de problemas, isso porque existe além das leis normais, um código que regulamenta os direitos de consumo no país, e nem assim as empresas respeitam.

Existem empresas que não respeitam nem os Procons, imaginem os clientes, empresas que apostam na desistência da reclamação por parte do cliente, devido a lentidão da justiça, da enorme burocracia enfrentada e do trabalho que dá você ir atrás de seus direitos, onde perde-se muito tempo, tanto é que a pesquisa realizada apontou exatamente isso, clientes que não reclamam e não vão atrás dos seus direitos devido a demora e por saber que nada será resolvido.

A procura por soluções de problemas através do Poder Judiciário mostra o quanto as empresas e as agências reguladoras são ineficientes no contato com o cliente para solucionar problemas. O pior de tudo é que o desrespeito vem aumentando a cada dia, mostrando o quanto as empresas e os colaboradores estão mal preparados para prestar o serviço contratado.

Empresas que ligam na residência dos clientes oferecendo produtos, mesmo que o número de telefone do cliente esteja na lista de quem não deveria receber este tipo de chamada, empresas de cobrança que ligam na casa e nos empregos dos clientes os cobrando sem o mínimo de preparo e respeito as leis, ou ainda pior, empresas de cobrança que ligam em números de telefone que não são do cliente, falando com pesssoas que não tem nenhum tipo de contato com o mesmo e nunca teve, ou seja, que nem conhecem o cliente, e por isso pedem para que seus números sejam retirados desta lista, e nada acontece, continuam recebendo ligações indevidas, causando transtornos enormes.

Olhando para esta triste realidade, onde uma minoria de empresas respeitam os clientes, e a maioria desrespeitam, as soluções passam por várias sugestões, como por exemplo, uma justiça mais rápida e rígida, formas de reclamações mais fáceis e menos burocráticas, punições mais rígidas as empresas, programas de televisão direcionados a estes desrespeitos, visando trazer não só as denúncias, mas também as soluções mostradas ao vivo para todo o país, ou seja, um programa direcionado ao tema, com certeza seriam programas de televisão mais úteis para todos, tirando das grandes das emissoras programas que nada colaboram na vida das pessoas, muito pelo contrário, atrapalham, e por último, clientes que devem deixar de comprar ou adquirir produtos desta ou daquela empresa, lembrem-se sempre, a maior punição para qualquer empresa do mundo é a queda de faturamento a perda de clientes.

Sua empresa é uma empresa “amiga” do cliente ou não? Você como profissional de atendimento, é “amigo” do cliente ou não? Você acha que as empresas devem ser “amigas” do cliente ou não?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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