Não me traga problemas, me traga soluções. Esta frase é correta?

Problema x solução

Quantas vezes você já ouviu a frase acima? Quantos profissionais, líderes e até pessoas renomadas são partidários desta frase? Durante toda a minha carreira e ainda hoje, ouço esta frase. Você acha que ela é correta?

Vejo esta frase como infeliz, sendo sua prática ainda pior, além de ir na contra mão do processo de liderança. Problemas fazem parte do dia a dia de todas as pessoas e também do dia a dia das empresas. Por isso, ninguém deve se esquivar de enfrentar e resolver os problemas.

Quando alguém leva ao seu líder um problema, é porque ele liderado, não tinha alçada ou conhecimento para resolvê-lo, ficando assim impossibilitado de dar uma solução ao problema sofrido pelo cliente.

Cabe então a ele líder, oferecer todo o apoio ao colaborador, se juntando a ele na solução do problema, mostrando o caminho certo a percorrer, e não falar para ele colaborador trazer solução e não problema.

Lendo uma entrevista de Roberto Shinyashiki, onde ele falava exatamente desta frase, ele disse que um amigo dele que trabalhava com o Bill Gates “dizia que ele começava as reuniões na Microsoft pedindo para as pessoas contarem sobre os problemas que tinham. Dizia que, por ser o cara que mais conhecia o negócio e o que ganhava mais, podia ajudar os funcionários a resolverem os problemas. Outro amigo que trabalha com o Carlos Slim contou que uma vez que ele disse durante uma apresentação que não estava ali para saber que a equipe estava fazendo um bom trabalho e, sim, para saber quais eram e ajudar a resolver os problemas. Vejam, é o homem mais rico e o segundo homem mais rico do mundo. É alguma coisa a se pensar. No Brasil tem essa frase histórica “não me traga problemas me traga solução”. Essa frase é ridícula e um grande equívoco da cultura brasileira”.

Olhando para esta realidade apresentada, avalio que precisamos urgentemente rever alguns conceito,s e esta frase é um dos conceitos que precisam ser revistos, problemas surgem, as vezes nos momentos menos esperados, por isso, precisamos também de pessoas comprometidas em resolvê-los de forma rápida e colaborativa, o problema pode não ser seu diretamente, mas se é do cliente, se é do seu colaborador, se é da sua empresa, é seu também, e dessa forma você tem obrigação de ajudar quem precisa ser ajudado.

Não seja um líder covarde, daqueles que se esconde atrás dos problemas, usando esta frase para fugir do problema e jogar no outro a culpa por não ter resolvido o problema.

Seja um líder aberto, solucionador, seja a solução do problema e não parte dele, ajude as pessoas, seus colaboradores e clientes, ensine o que você sabe e aprenda com eles o que ainda não sabe, solução de problemas é uma troca de conhecimentos, somada a boa vontade, ao comprometimento, ao senso de urgência e ao querer fazer.

Enxergue problemas como chance de crescimento e não como algo que estraga o seu dia e o deixa chateado, nervoso, achando que tudo dá errado. Quando temos nas mãos um problema, estamos tendo a chance de ajudar e fazer o bem a alguém e/ou a nós mesmos, então não encare problemas como uma coisa ruim, mesmo que seja, mas o encare de frente, como aprendizado, como evolução, como uma prova de capacidade que você tem, mas ainda não sabe que tem, por isso, vai ter que solucionar e provar para você mesmo ou para outra pessoa que você e/ou ela são capazes.

É maravilhoso quando você resolve um problema e consegue ajudar alguém, nos sentimos realizados, leves, com aquela sensação de dever cumprido, aumenta nossa confiança e nossa autoestima.

Como você reage frente aos problemas? Você diz para os outros, não me traga problemas, me traga soluções? Seu líder diz esta frase para você? Você concorda com esta frase?

Infelizmente fazemos muitas coisas por comodidade, por ouvir falar ou simplesmente porque sempre foi assim. Precisamos começar a analisar melhor as coisas, analisar melhor o que ouvimos e falamos, analisar nossas práticas e tomar algumas atitudes para melhorar nossa realidade e nosso dia a dia. Pensem nisso.

Um grande abraço a todos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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