Quem vence o jogo, o técnico ou os jogadores?

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O questionamento é antigo, mas até hoje, ouvimos falar dele. Alguns técnicos costumavam dizer: “Eu ganhei, nós empatamos e vocês perderam”. Vocês já ouviram isso nas empresas também?

Pois é, a linguagem usada no meio esportivo é também comum nas empresas, mas sendo utilizada por líderes que ainda vivem com ideias do século passado.

Todos têm seu valor nas vitórias e todos também tem a sua culpa nas derrotas, afinal temos que lembrar que as empresas e os times esportivos são verdadeiras equipes, ou pelo menos deveriam ser.

Dentro de um entendimento de equipe, o discurso correto é: todos ganharam, todos empataram ou todos perderam. O técnico das equipes de futebol, são como os líderes das empresas, ou seja, os supervisores, os coordenadores, os gerentes e os diretores, são eles que fazem o planejamento, estipulam as metas, qualificam a equipe, colocam os profissionais nas posições corretas, discutem com a equipe as melhores alternativas, pede opiniões, ideias e dão oportunidades.

Já os jogadores ou subordinados, são os responsáveis por executarem o planejamento, atingirem e/ou superarem as metas, trazerem ideias, opiniões, críticas, enfim, é o responsável pelo espetáculo, aqueles que encantam e/ou fidelizam clientes e/ou torcedores.

É evidente que tanto nos clubes, como nas empresas, uns se destacam mais, outros menos, mas é aí que o trabalho em equipe demonstra o seu valor e a sua eficácia, onde um cobre a deficiência do outro, veja que estamos falando de deficiência e não de comodismo.

Este processo é fundamental para qualquer empresa e/ou clube que queiram atingir seus objetivos, superar suas metas, atender bem, encantar e fidelizar seus clientes. Nada de buscar culpados nos momentos difíceis e/ou de derrotas, todos tem sua parte dentro do processo, cada um fazendo o seu melhor e dando o melhor de si, criam uma equipe forte, comprometida e vencedora.

Sabemos que existem em alguns momentos, problemas internos nas equipes, discussões, mal estar, estrelismo e até a soberba, mas é aí que entra também o líder, que é o principal responsável pela manutenção do excelente ambiente, através da transparência, dos valores, da ética, da justiça e do direcionamento.

Os objetivos e as metas existem, e é para esta direção que temos que estar focados, perder foco é comum em equipes que não tem liderança, por isso, o técnico e/ou líder são importantes, pois equipes podem vencer partidas sem o técnico, empresas podem vencer batalhas sem o líder, mas jamais ganharão um campeonato ou a guerra, sem o técnico e sem o líder, como o contrário também é verdadeiro, um bom técnico, um bom líder, mas sem os bons atletas ou sem os bons colaboradores, vencem partidas e batalhas, mas não campeonatos e guerras.

Desta forma, vejo hoje, que para os clubes, para as seleções e para as empresas, os fatores respeito, responsabilidade e comprometimento são fundamentais para o sucesso, ninguém faz sucesso sozinho, ninguém é herói sozinho, ninguém ganha sozinho ou perde sozinho. Equipes responsáveis, que respeitam as limitações dos companheiros e se comprometem com os objetivos e as metas não partem em momento nenhum para glórias ou críticas individuais, elas tem um grupo forte e valorizam o trabalho em equipe.

Equipes que ganham individualmente e que perdem individualmente, não conquistam campeonatos, não conquistam mercados, não conquistam clientes, conquistam sim ilusões, pois conquistam seus espaços de forma fraca e superficial, sendo facilmente superados por clubes ou empresas que tem uma equipe qualificada, que sabem o real significado da palavra EQUIPE.

Na sua empresa, vocês ganham e perdem ou um ganha e o restante perde? Afinal, quem vence o jogo, o técnico ou os jogadores?

Um grande abraço a todos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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