Crise = Oportunidade?

Crise fora

Crise significa entre outras coisas, um momento crítico ou decisivo, situação aflitiva, uma conjuntura perigosa, situação anormal e grave, um momento grave, decisivo, na política é a situação de um governo que se defronta com sérias dificuldades para se manter no poder, momentos de turbulência na economia, educação, saúde e assim sucessivamente.

Já oportunidade, significa qualidade de oportuno, uma ocasião favorável; ensejo e conveniência.

A muitos anos ouvimos falar de crises, inclusive em momentos onde tudo parecer correr bem, aí aparece uma crise, as vezes do outro lado do mundo e que serve de “desculpa” para justificar uma série de problemas que acabam deixando esta crise ainda maior, trazendo desemprego, quedas nas vendas, falta de investimento em setores essenciais, gerando ainda mais violência e até quebrando empresas, o resultado em algumas destas crises chega a ser devastador.

Devido a isto, devemos nos questionar a cada dia que nos deparamos com estas crises, fazendo perguntas como, por exemplo: Que crise é esta? Onde ela me prejudica? Como posso ajudar? Como vamos reagir a esta informação de crise? Por que existe a crise?

Somos um dos países que mais recebem investimento no mundo, temos uma das maiores frotas de jatos executivos do mundo, somos um dos maiores polos exportadores de frutas tropicais do mundo, setor de telecomunicação e informática não param de crescer, setor de esporte é um dos que mais crescem e tem um dos maiores faturamentos do mundo, aqui estão um dos maiores faturamentos das empresas multinacionais, estas são apenas algumas de várias notícias boas que podemos comentar.

Vejo os momentos de crise como oportunidades, por isso crise = oportunidades? É a pergunta e é o tema deste post, pois se você tirar o s da crise fica a palavra CRIE, ou seja, é um momento de uma nova oportunidade para as empresas desenvolver as suas capacidades de planejamento, criação, inovação e crescimento. É um momento delicado, onde precisamos enxergar o lado positivo da crise e aí criar novas alternativas para sair dela. Crise mostra algo que está errado e que em algum momento foi mal administrado e que agora precisa de uma solução. Não podemos ter medo de mudar as coisas, de criar alternativas, de buscar sempre o melhor, e isto deve ocorrer também em momentos que não existe crise, pois é também uma alternativa de evitá-la.

Em momentos de crise precisamos ter humildade para reconhecer os erros e agilidade para reagir, é necessário ter coragem para mudar, aceitar o novo e até abandonar o que foi feito para seguir um rumo ainda melhor, criar é inovar, é buscar a melhoria contínua, precisamos ter paciência, controle e muita persistência, seja responsável por sua vida, pela vida da empresa, pois o criar  e a oportunidade estão nas suas mãos.

Veja o exemplo do Japão que foi praticamente destruído na guerra por bomba atômica e hoje é esta potência, que teve ainda em Março de 2011 no nordeste um tsunami que destruiu cidades, onde Sendai foi a mais atingida, tendo frota de carros e navios; casas e plantações levadas pelas ondas. O impacto das ondas sobre os objetos urbanos causou incêndio, porém em pouquíssimo tempo foram reconstruídas, parecendo que nada tinha acontecido. Sem falar ainda, em outros grandes momentos de crise enfrentado por eles japoneses. Imaginem se o Japão não tivesse tirado o S da crise e criado oportunidades? Nem existiria mais hoje, porém, não só existe como é talvez, o país e o povo mais responsável, disciplinado e organizado do mundo. No Japão eles enxergam crise como oportunidade, aí está uma grande diferença, não abaixam a cabeça para as dificuldades, se unem, lutam, buscam o melhor, exigem o melhor, as leis são rígidas e cumpridas, o dinheiro muito bem gasto, nada de desvios, de enganação e de corrupção.

E você? Tem muitas crises para enfrentar? As enxerga como oportunidades? Você tem tirado o S da crise e tem criado boas alternativas? Para você, crise = oportunidade?

Um grande abraço a todos. 

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *