ATENÇÃO: Você é um cliente antigo? Cuidado.

cliente antigo

Mesmo sabendo que é mais barato manter os clientes, do que conquistar novos, várias empresas tem ido na contramão desta máxima, que já está comprovada através de números, e contra números não há argumentações.

Basta você prestar mais a atenção, e olhar na televisão, na internet, nos outdoors, nos panfletos, nos shoppings, ouvir no rádio e vai comprovar isso. Empresas oferecem inúmeras vantagens, preços baixos, descontos, promoções, compensações, tudo para trazer novos clientes e aumentar a sua base de clientes e o seu faturamento, até aí, nada de errado, está muito certo e tem mesmo que correr atrás.

O maior problema de tudo isso são os clientes antigos, aqueles que já possuem produtos e/ou serviços destas empresas a muito tempo, que talvez estejam com esta empresa, consumindo os seus serviços e/ou produtos desde o tempo que ela não era tão grande ou tão conhecida assim, pois é, estes clientes que um dia foram muito importantes para estas empresas, tão importantes como estes que estão sendo “capturados” agora, na sua grande maioria estão sendo esquecidos, são vistos apenas como um “$”, ou seja pagadores, chegam a pagar pelo mesmo plano, produto e/ou serviço quase o dobro dos clientes que entram agora por exemplo, e sem mais nenhuma vantagem, as vezes recebem em seus aniversários um e-mail de parabéns, um par de ingressos para o cinema, um jantar gratuito, mas somente durante a semana, e as bebidas são a parte, e outras coisas mais, porém, sem grandes vantagens para quem é um cliente antigo, acima de 10 anos por exemplo.

Olhando por este lado então, começamos a fazer alguns cálculos, analisar algumas situações, e de cabeça fria chegamos a conclusão que estes clientes antigos estão sendo de uma certa forma enrolados, se hoje por exemplo, você como cliente antigo paga por um serviço R$ 350,00 e vê uma propaganda para clientes novos informar que ele pagará pelo mesmo serviço R$ 200,00, alguma coisa está errada. Quanto tempo você está pagando um valor maior do que de fato deveria? Quanto dinheiro você perdeu? Quanto por exemplo, cobram de anuidade em um cartão de crédito de um cliente que já está utilizando este produto a mais de 10 anos, sem atrasar, pagando e consumindo com frequência, e quanto vai pagar um cliente que está entrando agora? Se é que ele vai pagar.

Claro que sempre aparecem e vão com certeza aparecer, pessoas do segmento financeiro, da área jurídica e etc., explicando várias formas e cálculos, que o consumidor mais humilde não vai entender. Para justificar isso, como por exemplo, vão alegar que quando este cliente antigo entrou, na época ele teve também suas vantagens, vantagens estas que em comparação com os dias de hoje foram até melhores, que hoje a política e os custos são diferentes, que o cliente antigo paga as atualizações de preços anualmente e por aí vai, porém, se o cliente entrar em contato com a empresa, reclamando e falando que vai cancelar o relacionamento, na hora aparece uma solução, aí sim ele começa a obter as vantagens, mas para isso ele precisa reclamar, se estressar, ficar nervoso, tudo para conseguir algo que ele deveria ter recebido como um tipo de fidelização, com isso pairam várias dúvidas sobre a idoneidade da empresa.

Mas na verdade, o que queremos saber é: quais são as vantagens que os clientes antigos tem de fato por terem acreditado e investido nesta empresa através dos anos, mas estamos falando de vantagens mesmo, não “migalhas”, vantagens ilusórias ou virtual.

Estamos olhando para a sociedade e vendo que ela está se mexendo, se pronunciando, indo às ruas demonstrar a sua insatisfação, fazendo valer os seus direitos, que façamos isso então de uma forma geral, fazendo valer não só o direito de cidadão, mas também o direito de cliente, cliente bem atendido, que tem suas necessidades atendidas e solucionadas, cliente que paga o preço justo e não um preço “compensatório”, isso deve ser feito de uma forma educada, honesta e sincera, através do diálogo, através de ideias, sugestões e bom senso.

Não estamos aqui querendo falar que o cliente novo não deva ter vantagens, muito pelo contrário, não só deve como é necessário ter, estamos apenas querendo evitar que amanhã ele vire também um cliente “desvalorizado”, que ele não seja interessante só para entrar, mas no decorrer do relacionamento, que as empresas não façam só a venda, mas sim um relacionamento.

Sabemos que muitas empresas tem excelentes planos de fidelidade e valorizam muito os clientes antigos, os bons clientes, mas ainda, a maioria das empresas não se atentou a este “pequeno” detalhe.

Você que é um cliente antigo, está satisfeito de fato? Tem vantagens? É respeitado como tal?

Pensem nisso, vamos fazer valer o direito de cliente.

Um grande abraço a todos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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1 Comment

  1. Carlos, quando lemos o seu artigo, muitos de nós se identifica, pois já fomos ou somos vítimas de empresas com essa política. Infelizmente, nós como consumidores, não mais podemos ser leais ou parceiros com algumas empresas, pois analogicamente nos comparando com elas, devemos estar periodicamente fazendo o nosso plano estratégico e devemos sistematicamente olhar e analisar os nossos fornecedores, para conseguir resultados melhores, ou seja menores custos de aquisição de produtos e serviços.

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