Atendimento! Uma Missão de Vida
Como já temos falado com certa frequência, o atendimento é ainda algo não valorizado por várias empresas, e é justamente aí, no atendimento, que as empresas têm perdido mercado, levando inclusive algumas a fechar as portas.
Com o passar do tempo, e principalmente a partir da pandemia, o atendimento passou a significar algo fundamental na vida das pessoas, pois elas sentiram que o grande diferencial, e a experiência encantadora não estavam somente nos produtos e/ou serviços que as empresas ofereciam, mas principalmente no atendimento dedicado a elas, ou seja, no relacionamento.
Quando olhamos e avaliamos tudo que passamos até hoje, como a evolução da tecnologia, os problemas enfrentados na pandemia, o aumento de empresas falidas, a reclamação do atendimento, e etc., notamos que algo precisa ser feito imediatamente para mudarmos o rumo das coisas, e construirmos não somente empresas melhores e sólidas, mas pessoas melhores, mais felizes, com propósitos, objetivos, onde todos olhem para o lado e estendam a mão para ajudar a quem precisa ser ajudado, a quem procura você através da sua empresa, seja devido a um problema, a uma dúvida, a uma pergunta, enfim, pegar na mão de quem precisa de algo, e a ajude a resolver o que for preciso.
Desta forma, quando falamos em atendimento, falamos em algo bem diferenciado, executado por pessoas diferenciadas, pessoas que gostem de gente, que gostem de enfrentar e resolver problemas, de apresentar ideias e sugestões, que sejam resilientes, tenham empatia, propósito, que sejam pacientes, que tenham sorriso não só na voz, mas também no seu corpo, afinal, como diz o livro dos autores Pierre Weil e Roland Tompakow, “O Corpo Fala”, enfim, pessoas felizes por elas, e por fazerem aquilo que realmente gostam, e por fazerem a diferença na vida de outras pessoas, por isso, quando falamos de atendimento, falamos que ele é mais que uma função, ou um cargo, mas uma Missão de Vida.
Muitas vezes me perguntam se qualquer pessoa poderia trabalhar com atendimento, e minha resposta é sim, ou seja, qualquer pessoa pode trabalhar com atendimento, desde que tenha o perfil e as qualidades citadas, caso contrário, deve procurar algo que de fato o realize, se isso não ocorrer, esta função fará mal a empresa que você for trabalhar, aos outros colaboradores que trabalharão com você, aos clientes que serão tratados com indiferença, e principalmente para você, que com o passar do tempo enfrentará problemas de saúde.
Agora faça uma análise bem profunda de tudo que você viveu até hoje, os atendimentos que você recebeu, os atendimentos que você fez, a forma das pessoas se tratarem, a importância que você recebe das pessoas que o atendeu, das empresas que você se relacionou e se relaciona, das suas atitudes como pessoa de atendimento, das atitudes das pessoas que trabalham com você, perante as situações dos clientes, da importância de uma solução.
Após toda essa análise, feita de forma bem criteriosa e sincera, responda as perguntas a seguir: Você de fato gosta de fazer atendimento? Você se sente realizado como uma pessoa de atendimento? Atendimento é de fato uma das suas missões de vida? Você é feliz realizando atendimento? Sua empresa é feliz ao realizar atendimento? Se as respostas forem negativas, está mais que na hora de você repensar seu caminho, sua missão de vida, seus propósitos e sua carreira. Quanto às empresas, também precisam repensar e agir urgente para ter as pessoas certas nos lugares certos, como falamos, atendimento é um diferencial fundamental para ter não só clientes felizes, mas principalmente pessoas felizes com experiências encantadoras dos dois lados.
Um Grande Abraços a Todos!
Vamos em Frente!
Comentários