Recontratar um funcionário antigo, vale a pena?
Devido a uma concorrência cada vez mais acirrada, a mão de obra qualificada também está ficando escassa, sendo assim, mais cedo ou mais tarde, pode aparecer para algumas empresas a possibilidade de recontratar um antigo funcionário.
Mas afinal, vale a pena trazer este profissional de volta? Quais são os riscos e as vantagens de recontratá-lo? Sua empresa recontrataria um funcionário antigo? Você como funcionário, aceitaria a proposta da antiga empresa para voltar?
Trazer um antigo funcionário é positivo por ele já conhecer a cultura da empresa, sendo assim, mesmo que a empresa tenha passado por uma reestruturação, ele não teria problemas de adaptação. Outro ponto positivo, é que esta volta pode trazer ao antigo funcionário novas perspectivas, uma vez que ele usou este tempo ausente para aprender novas coisas e aprender com os erros que ele pode ter cometido na passagem anterior pela empresa, além da experiência acumulada e da motivação que este funcionário terá, afinal a empresa acreditou novamente nele ao lhe dar esta nova oportunidade.
Devemos também analisar outros pontos, como por exemplo, saber como este funcionário saiu da empresa, se ele saiu bem, sem nenhum tipo de ressentimento referente a empresa, aos colegas de trabalho e a chefia, sentimento este que pode até, ter se acentuado com o tempo que ficou afastado da empresa.
Outro ponto a ser analisado e pensado é como fazer estas recontratações, para evitar criar algum tipo de ciúme na equipe, desestabilizando com isso o ambiente, pois as pessoas que estão ali podem achar que a empresa os estão julgando incapazes por recontratar alguém para fazer um trabalho que eles poderiam realizar, por isso a recontratação, é um processo que deve estar bem claro para a equipe e ser muito bem comunicado, para que soe como um processo normal, evitando com isso fofocas desnecessárias e deixar o ambiente carregado.
Muitas empresas tem como política não recontratar funcionários, é um caminho, mas acredito que pode ser repensado, pois hoje, todas as empresas querem ter em seus quadros os melhores funcionários. Claro que estamos aqui discutindo a recontratação dos bons funcionários, aqueles que saíram sem problemas com a empresa e sim porque tiveram uma proposta irrecusável naquele momento, por exemplo, ou ainda, por um problema de doença na família, onde ele teve que viajar para outra cidade, ou também pode ser para reparar uma demissão feita de forma errada pela empresa ou mais precisamente pelo líder, que naquele momento pode ter errado, afinal o ser humano erra, e é importante reconhecer o erro.
O fato é que a recontratação de um antigo funcionário, passa a ser hoje, sem dúvida, um outro caminho importante para encontrar talentos, para encontrar bons funcionários, dentro de um mercado escasso.
Por isso, na minha opinião, as empresas que não utilizam este caminho, devem repensar o assunto e rever este conceito, claro que utilizando todos os critérios disponíveis para não errar e criar problemas internos, deve-se avaliar tudo que discutimos acima, pois pode ser uma alternativa bem interessante e a solução de um longo problema.
Um grande abraço a todos.
14 de agosto de 2013
Acredito que tanto recontrataria, assim como, aceitaria ser contratada novamente. O mercado atual é muito dinâmico e os pensamentos de ontem não podem ser os mesmos de hoje. Quero dizer, provavelmente a empresa pode ser a mesma , mas as pessoas que a compõem mudam. Isso torna a possibilidade de um retorno saudável e quem sabe muito mais produtivo.