Por que tanta dificuldade com as coisas simples?

Simples

Com o passar do tempo, muitas coisas foram mudando, várias para melhor, outras nem tanto, coisas novas também apareceram, mas infelizmente com tantas mudanças e pensamentos voltados a sofisticação, coisas simples tomaram conotação de dificuldade, ou seja, perdemos o senso de simplicidade para enxergar dificuldade em tudo, ou pior, arrumar desculpa para insucessos.

Olhem para uma coisa bem simples, governantes. Como nós em nossas casas, temos um salário e administramos as contas de acordo com o valor líquido que iremos receber, com eles deveria ser da mesma forma, saber o valor que o Estado ou Município arrecada, fazer a divisão para cada pasta e administrar estes gastos, dar preferência as coisas urgentes, que não podem esperar tanto tempo, e o que não der para fazer, que devem ser as coisas que podem esperar um pouco mais, organizar para fazer em outro momento, ou seja, administrar receitas e despesas e fazer um planejamento baseado nas necessidades mais e menos importantes.

Outra coisa simples é o fato de não jogar lixo nas vias públicas, nos córregos, bueiros e etc.. Uma coisa simples, mas infelizmente uma boa parte das pessoas despreza esta simplicidade, e para justificar, se dão as piores desculpas possíveis, como por exemplo, é “só um papelzinho de bala”. Imaginem se toda a população de São Paulo pensar da mesma forma. Quantos papéis de bala teriam nas ruas diariamente? Teríamos tantas pessoas para recolher este lixo? Pois é, vejam os piscinões, feitos para evitar enchentes, mas o que encontramos dentro deles quando é feita a limpeza são fogões, camas, máquinas de lavar e etc., objetos que não chegaram ali sozinho. Nesta simplicidade todos tem uma parte da culpa, povo e políticos. Devemos sem dúvida ter uma política de limpeza pública bem elaborada e de fácil aplicação, e também um bom senso maior da população para entender o mal que ela causa, mesmo que seja jogando um “simples papelzinho” de bala na rua.

A limpeza dos rios é um outro fator complicado de entender, nossos políticos viajam tanto para muitas coisas. Por que então, não conseguem trazer o exemplo positivo de países que mudaram totalmente a realidade dos seus rios, os tornando navegáveis, limpos e uma importante fonte de renda para a cidade, o estado e até para o país? Nenhum país que limpou seus rios o fez gastando fortunas que não tinham como pagar, além disso, são investimentos que foram pagos no decorrer do tempo, de forma rápida e inteligente.

Sempre reclamamos sobre eleições diretas, afinal é justo nós escolhermos quem queremos que governe nossa cidade, estado e/ou país, ganhamos este direito, e hoje continuamos reclamando, mas agora o motivo é outro, está relacionado com a péssima atuação dos políticos, mas quem os colocou lá, foram nós mesmos. Desta forma, com o poder do voto podemos trocar, mas mesmo assim, muitos são reeleitos, outra coisa simples que criamos dificuldades, não deu certo, vamos tirar, simples assim, sem dificuldade.

Outra coisa simples que muitos não fazem e acaba complicando tudo, é respeitar as regras. Quando vamos a um determinado lugar, como por exemplo, clubes, hotéis, parques e etc., existem regras que devemos cumprir, evitando com isso problemas. Vejamos exemplos simples, por várias vezes fui e continuo indo a um determinado parque, este parque possui entre outras coisas, uma ciclovia, uma pista de cooper e uma marquise, mas apenas para exemplificar, pessoas com patins e skate, que tem espaço para andar na marquise ou em outros pontos determinados no parque, andam na ciclovia, atrapalhando as pessoas que estão no seu espaço andando de bicicleta. Presenciei ali por várias vezes, acidentes que poderiam ter sido evitados apenas fazendo a coisa simples, ou seja, respeitar o espaço do outro.

Quantas vezes também por não fazer uma outra coisa simples, que é não reconhecer nossos erros, criamos problemas e confusão sem a mínima necessidade, quanto antes reconhecermos os nosso erros, mais valorizados seremos, iremos também aprender mais e criar menos problemas.

Colocamos no post de hoje apenas alguns exemplos de coisas simples, que deixamos de fazer no dia a dia em nome da dificuldade. Não existem dificuldades em muitas coisas, existe fazer ou o não fazer, fazer é o simples, não fazer alegando ser difícil, é desculpa para não fazer o que deve ser feito.

Isso tudo está relacionado com educação, gestão e respeito. Sendo assim, lendo as colocações deste post, podemos nos policiar e saber o que podemos simplificar e não estamos simplificando, o que podemos fazer melhor e não estamos fazendo e em que aspectos podemos contribuir para fazer uma comunidade, uma cidade, um estado e um país melhor. Se cada um fizer a sua parte, logo teremos um país melhor e mais justo, pois o exemplo contagia, seja então um bom exemplo para todos, inclusive para você. Não enxergue dificuldade onde basta a simplicidade para resolver.

Um grande abraço a todos

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *