Motivação, afinal, o que é?

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Segundo o site www.significados.com.br, motivação é um impulso, um sentimento que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos, e é um termo oriundo do latim. Motivação é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam, e muitas vezes, alguns acabam até mesmo “passando por cima” de outras pessoas. Motivação também são os motivos ou as razões que eu devo ou não devo fazer algumas coisas.

A motivação precisa ser entendida e entrar de fato em nós, caso contrário ela é apenas um fator passageiro e não motivação. Quando vamos a uma palestra por exemplo, ela pode até nos emocionar, mas se ela não nos dá os motivos para entendermos de fato aquilo, esta palestra não irá nos motivar a buscar um desejo ou um objetivo.

A motivação ou a falta dela, é um desafio para todas as empresas. Como entender os motivos para as pessoas se motivarem no trabalho. Afinal, é o trabalho que motiva ou as pessoas que se auto motivam?

Motivação é um fator fundamental para atingirmos um objetivo, uma meta, um desejo ou um resultado, sem ela será muito difícil chegar lá, veja, por exemplo, as pessoas que não gostam de ler, ou não tem motivação para a leitura, dificilmente elas chegarão ao fim do livro, se conseguirem chegar, não vão entender o conteúdo do mesmo.

A primeira coisa que devemos fazer para viver motivado é nos conhecer, definirmos objetivos, e devemos definir estes objetivos de acordo com os nossos papéis, ou seja, os papéis que desempenhamos em nossa vida, por exemplo, um jogador de futebol, quais são os objetivos dele como jogador de futebol? Onde ele quer chegar? Quer ir para a Europa? Quer chegar a seleção brasileira? Uma pessoa que entra em uma empresa em um determinado cargo, onde ela quer chegar? Que cargo quer atingir? Para isso tudo as pessoas precisam se conhecer, saber em que nível estão e o que precisam fazer para chegar onde deseja, quais seus pontos fracos e os pontos fortes, o que a faz estar longe ou perto de chegar aos objetivos.

Depois de tudo isso, as pessoas precisam saber o que tem que fazer para chegar ao objetivo, ou seja, entrei na empresa como coordenador, o que eu preciso fazer para chegar a gerente. Agora que você sabe o que tem que fazer para chegar aos objetivos traçados, os faça com entusiasmo, com empenho, com dedicação, com motivação. A força da motivação é encontrar os motivos para fazer com entusiasmo, fazer com vontade.

Enfim, a motivação pode acontecer através de uma força interior, ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, também chamada de auto-motivação, ou motivação intrínseca. Há também a motivação extrínseca, que é aquela gerada pelo ambiente que a pessoa vive, o que ocorre na vida dela influencia em sua motivação.

Sendo assim, a motivação ou a desmotivação vem muito da própria pessoa, mas também do meio que ela vive, pessoas com objetivos bem definidos, com motivos reais, que tem entusiasmo para conquistar o que quer, dificilmente se desmotivam por qualquer tropeço.

Por isso, a dica é: corra atrás dos seus objetivos e dos seus sonhos sempre, não desanime, seja um vencedor, mas lembre-se, se cair não desanime, afinal os grandes campeões já caíram também antes de chegar no seu objetivo, só que eles não se desanimaram, se mantiveram motivados e com entusiasmo dentro de si, por isso são vencedores. Se o ambiente de trabalho não está bom, colabore para a melhoria, procure o superior, converse, dê sugestões, se não adiantar, procure outro emprego. Motivação começa com você, ou seja, você é o dono do seu sucesso, da sua alegria, do seu bem-estar.

Um grande abraço a todos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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