Todos nós enquanto clientes, somos exigentes e reclamamos quando algo não ocorre do jeito que esperamos. Desta forma, feche seus olhos, se concentre, e imagine você como cliente, mas sendo atendido por você mesmo, que nota você cliente daria, para o seu atendimento?
Tenho percebido e não é de hoje, que muitas pessoas que trabalham com atendimento, prestando este tipo de serviço aos clientes, se comportam de uma forma diferente, quando estão do outro lado, ou seja, como clientes, e esse fato é tão real, que em conversas com diversas pessoas que trabalham nesta função, ao fazê-las pensar, a grande maioria concorda com esta colocação.
Isso demonstra que falta a esses profissionais, algo chamado empatia, ou seja, se colocar no lugar da outra pessoa, por isso, fiz este desafio no nosso post de hoje, ou seja, se colocar como um cliente atendido por você, e com a cabeça fria e totalmente concentrada, fazer uma análise criteriosa do que de fato faltou no seu atendimento.
Quando falamos de atendimento, nós como profissionais desta área tão importante e fundamental, precisamos entregar aos clientes as melhores experiências através das melhores respostas, atitudes e surpresas, para isso, é fundamental algumas habilidades, como por exemplo, gostar de gente, gostar de desafios, gostar de resolver problemas, estar sempre disposto(a) e motivado(a), ter um tom de voz não só equilibrado e agradável, mas que também demonstre alegria, simpatia, vontade, onde deixe logo de cara, o cliente bem confortável por ter a certeza que está falando com alguém, que lhe proporcionará o melhor atendimento que ele já teve, e se o atendimento for presencial, some tudo isso a postura física, a forma de se vestir, e não esqueça, o corpo fala, sendo assim, ele precisa estar alinhado com o que você diz.
Além de tudo que falamos acima, o conhecimento também é fundamental para encantar e entregar a melhor experiência aos clientes, não adianta nada fazer tudo que falamos acima, se no momento de passar ao cliente o que ele precisa, você não tiver o conhecimento de como passar e nem do que passar, sendo assim, os treinamentos e as reciclagens são elementos que precisam fazer parte da sua vida, e não esperem somente pelos treinamentos da sua empresa, você também precisa correr atrás e buscar conhecimento externo, o mercado tem mudado constantemente, por isso, estar atualizado não só com o presente, mas com o futuro, é algo imprescindível para quem quer não só crescer, mas também entregar sempre aos seus clientes algo além de um bom atendimento, ou seja, uma experiência inesquecível.
Você já fez esta reflexão alguma vez na sua vida? Se sim, qual foi a nota que você recebeu de si mesmo? O quanto você tem reparado no seu atendimento? Você exige do seu atendimento, o mesmo que você exige dos outros profissionais de atendimento quando você é cliente? Você tem participado de treinamentos, cursos, workshops e reciclagens fora da sua empresa? Quando desconhece algo dentro da sua empresa, você corre atrás para aprender?
Um Grande Abraço a Todos!
Vamos em Frente!
Comentários