Qual o seu grau de comprometimento com a solução?
Já não é de hoje que ouvimos reclamações contra as centrais de atendimento, onde uma destas principais reclamações refere-se a falta de solução para os problemas levantados, causando com isso insatisfação, perda de credibilidade, ações na justiça, entre outros.
Olhando então para este cenário, é fundamental que os profissionais de atendimento façam uma profunda reflexão referente ao seu atendimento e se questionem a todo o momento se de fato estão prestando um excelente atendimento, se estão dando soluções aos problemas apresentados pelo cliente de uma forma rápida, precisa e confiável.
É fundamental também, que as empresas monitorem com frequência sua área de atendimento, com o intuito de analisar se de fato os clientes estão tendo as soluções que procuram de forma adequada, caso contrário, que sejam feitas as correções necessárias o mais rápido possível, correção das informações e da postura, que devem ser feitas com reuniões e treinamentos de reciclagem, ou ainda, correção de processos, que devem ser feitas através de reuniões com a presença também dos profissionais de atendimento.
Mas até que ponto os profissionais de atendimento estão de fato comprometidos com a solução dos problemas apresentados pelos clientes? Qual o grau de comprometimento destes profissionais com estas soluções? Você profissional de atendimento, resolveu os problemas dos clientes com a mesma velocidade que você quer que resolvam para você como cliente? Quando você encerra a ligação, se você fosse o cliente, você ficou satisfeito com a solução que você deu ao mesmo?
Todas estas perguntas devem ser feitas diariamente e a todo o momento, pois para quem atende clientes e é um verdadeiro profissional de atendimento, umas das palavras chaves é o comprometimento com o cliente e com a solução.
Segundo o dicionário Michaelis, comprometimento significa “obrigar-se por compromisso verbal ou escrito, empenhar-se, envolver-se em uma responsabilidade”, e quando você é contratado para desempenhar um trabalho de profissional de atendimento, você está se comprometendo, ou seja, se obrigando, se empenhando e se envolvendo em uma responsabilidade de prestar o melhor atendimento e oferecer as melhores soluções de uma forma rápida, clara e transparente, fazendo com que o cliente se sinta de fato bem atendido. O cliente tem que ficar ciente que você se comprometeu de verdade para solucionar o problema dele em um menor tempo possível, demonstrando vontade, empenho e dedicação.
Lembrem-se, o verdadeiro profissional de atendimento, não empurra problema, ele enfrenta e os resolve. São estes profissionais de atendimento e de liderança que as empresas precisam para melhorar a qualidade dos seus atendimentos, passar credibilidade e conquistar verdadeiros fãs.
Você e sua empresa estão em qual grau de comprometimento com a solução? Existem profissionais de atendimento realmente comprometidos na sua empresa? Você é de fato um profissional de atendimento comprometido com a solução? O que significa clientes para você?
Reflitam sobre tudo isso, e se a conclusão for que você não é um profissional de atendimento, saia desta função o mais rápido possível, os clientes, a empresa e você agradecem este gesto. Mas se a conclusão for positiva e você de fato é um verdadeiro profissional de atendimento, lute cada dia mais para melhorarmos esta imagem tão abalada.
Um grande abraço a todos.
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